Os apóstolos e os primeiros discípulos de Cristo – Nas origens da Igreja | Paulus Editora

Releases

21/07/2011

Os apóstolos e os primeiros discípulos de Cristo – Nas origens da Igreja

Por adm

Título: Os apóstolos e os primeiros discípulos de Cristo – Nas origens da Igreja
Autor: Bento XVI
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 184
Áreas de interesse: Bíblica

Os apóstolos e os primeiros discípulos de Cristo – Nas origens da Igreja, lançado pela PAULUS Editora, acompanha o leitor em um percurso articulado em 31 etapas, que reúne as catequeses pronunciadas pelo Sumo Pontífice no decorrer das Audiências Gerais no arco de um ano: de quarta-feira, 15 de março de 2006, a quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007.

O Santo Padre nos introduz, assim, em um conhecimento mais direto sobre os doze discípulos e demais personagens – homens e mulheres – importantes para a fé cristã, como Timóteo, Tito, Áquila, Priscila, entre outros. Além disso, faz uma reflexão sobre as origens da Igreja ilustrando sua estrutura substancial, não alterada e nem desgastada pelo transcorrer do tempo.

“A Igreja foi constituída sobre o fundamento dos apóstolos como comunidade de fé, de esperança e de caridade. Através deles, remontamos ao próprio Cristo (…). Depois de Maria, reflexo puro da luz de Cristo, são os apóstolos, com a sua palavra e com o seu testemunho, que nos ensinam a verdade de Cristo. Contudo, a sua missão não está isolada, mas se insere num mistério de comunhão, que envolve todo o povo de Deus e se realiza por etapas, da antiga à nova Aliança”, explica papa Bento XVI na introdução do livro.

O leitor encontrará riquíssimas informações sobre cada discípulo, com as características peculiares de cada um, a sua experiência pessoal com Jesus e os acontecimentos mais expressivos de suas vidas – Paulo de Tarso é um dos exemplos. Segundo o Sumo Pontífice, Paulo brilha como estrela de primeira grandeza na história da Igreja, e não só daquela das origens. “Enquanto Lucas narra os fatos com riqueza de detalhes, de como a luz do Ressuscitado o alcançou e mudou fundamentalmente toda a sua vida, ele, nas suas cartas, vai diretamente ao essencial e fala não só da visão (cf. 1 Cor 9,1), mas também de iluminação (cf. 2 Cor 4,6) e, sobretudo, de revelação e de voc ação no encontro com o Ressuscitado (cf. Gl 1,15-16)”, conta.

Já no último capítulo, “As mulheres no serviço do Evangelho”, Bento XVI destaca as diversas figuras femininas importantes na difusão da Palavra de Deus, além, claro, da Virgem Maria. “Existem, pois, várias mulheres que, em diferentes ocasiões, gravitam em volta da figura de Jesus, com funções de responsabilidade. São um exemplo eloquente disso as mulheres que seguiam Jesus para o assistir com os seus bens, das quais Lucas nos transmite alguns nomes: Maria de Magdala, Joana, Susana e ‘muitas outras’ (cf. Lc. 8,2-3).”

O autor destaca ainda o fato de as mulheres não abandonarem Jesus no momento da Paixão. “Dentre elas, destaca-se, em particular, Madalena, que não só presenciou a Paixão, mas foi também a primeira testemunha e anunciadora do Ressuscitado (cf. Jo 20,1.11-18)”, conclui.

Com linguagem simples e profunda, Os apóstolos e os primeiros discípulos de Cristo – Nas origens da Igreja aborda tanto a vida das primeiras testemunhas da fé cristã quanto oferece reflexões que, motivadas pelo Sumo Pontífice, servem de inspiração para os cristãos alimentarem cada vez mais a sua fé e seguirem no caminho trilhado por Cristo.