Novo livro de Celso Antunes aborda a Alfabetização Emocional e seus desafios | Paulus Editora

Releases

02/07/2012

Novo livro de Celso Antunes aborda a Alfabetização Emocional e seus desafios

Por adm

Título: Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade
Autor: Celso Antunes
Coleção: Didática
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 48
Área de interesse: Educação

A didática é a arte de ensinar. Especificamente, é a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos orientadores da atividade educativa a fim de torná-la mais eficiente. Com o objetivo de contribuir com esse ofício, a PAULUS (www.paulus.com.br) lança o segundo volume da coleção Didática:Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade.
Escrito por Celso Antunes, assim como o anterior, o livro traz discussões importantes sobre a Alfabetização (ou Educação) Emocional em sala de aula. Segundo o autor, tal expressão, que não é nova, se fortaleceu nos Estados Unidos, particularmente na Califórnia, em alguns países europeus e, há mais de vinte anos, em escolas públicas ou particulares de diferentes pontos do Brasil.

“Podemos determinar com clareza se um estudante aprendeu ou não, por exemplo, Matemática ou determinada língua estrangeira, mas não temos perceptibilidade para assegurar que efetivamente ‘aprendeu’ a administrar seus estados emocionais e que, quando essa necessidade se impuser, saberá discernir essa administração”, explica.

No entanto, no decorrer das páginas, Celso Antunes apresenta reflexões que afirmam já ser possível provar cientificamente que a Educação Emocional é útil e, mais ainda, capaz de alertar sobre a importância de um trabalho escolar e familiar com esse propósito. “As portas da educação emocional escolar foram abertas pelo avanço da neurologia e o aparecimento da ciência da cognição, sua prática referendada por inúmeros experimentos hesitosos realizados em países da Europa e do Oriente. O grande desafio que está se propondo ao educador brasileiro não é apenas acolher esses avanços, mas vencer preconceitos e materializá-los no cotidiano de suas aulas”, conclui.

Dividida em quatro partes e com linguagem acessível, a obra fornece ainda uma relação de dicas de leitura para o leitor se aprofundar no assunto, tornando-se ferramenta de apoio para professores, coordenadores escolares e todos os que lidam ou se interessam pela arte de ensinar.

Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade pertence à coleção Didática, série lançada este ano pela editora, cujo propósito é contribuir para que a escola usufrua o máximo possível do livro didático e paradidático, como instrumento de ampliação da visão cultural do aluno, oferecendo a ele e à sociedade um sistema de ensino humanizador.

Celso Antunes é mestre em ciências humanas, especialista em inteligências e cognição, membro fundador do Todos pela Educação (SP), consultor e participante do grupo Embajadores de La Educación. Foi professor de todas as séries e níveis de escolaridade, participou de inúmeros projetos públicos e privados sobre desafios educacionais, foi diretor de grandes colégios particulares de São Paulo, professor de cursos de pós-graduação e diretor acadêmico de instituições de Ensino Superior. Autor de mais de 180 livros didáticos e paradidáticos, escreveu mais de 80 obras sobre temas educacionais, editadas pelas mais importantes editoras brasileiras e traduzidas em diferentes países da América Latina, América do Norte e Europa. Escreve periodicamente para as maiores revistas educacionais do país e do exterio r, faz palestras em todos os Estados brasileiros e em inúmeros países.