Nova obra aborda ministério de Jesus interpretado à luz da psicoterapia de Viktor Frankl | Paulus Editora

Releases

10/10/2013

Nova obra aborda ministério de Jesus interpretado à luz da psicoterapia de Viktor Frankl

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Jesus e a logoterapia: o ministério de Jesus interpretadoà luz da psicoterapia de Viktor Frankl
Autor: Robert C. Leslie
Coleção: Logoterapia
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 160
Áreas de interesse: Psicologia e Espiritualidade

Os escritos de Viktor Frankl trouxeram dimensões novas e fundamentais à compreensão do ser humano, e sua abordagem psicológica deixa uma porta aberta ao mistério e ao transcendente. Segundo estudiosos, Frankl foi um psicólogo que orientou sua vida e suas reflexões a partir dessa dimensão de entrega, doação, graça; sua psicologia é uma psicologia que está constituída sobre o sentido, uma motivação, que se concretiza no sair de si e em se fazer gratuidade para os outros.

Nesta nova obra lançada pela PAULUS, Jesus e a logoterapia: o ministério de Jesus interpretado à luz da psicoterapia de Viktor Frankl, Robert C. Leslie aborda o ministério de Jesus que, segundo ele, sempre se orientou mais para a transformação da vida do que para a terapia. “O propósito básico de Jesus sempre consistiu em relacionar a pessoa mais diretamente a Deus”, explica.

No entanto, segundo Leslie, quando estudamos sua prática à luz de princípios psicológicos atuais, torna-se evidente que a metodologia por ele usada ilustra inúmeros princípios revelados pela psicoterapia contemporânea, “especialmente quando o processo terapêutico segue a estrutura básica de uma abordagem como a de Frankl”, completa. Dividido em onze capítulos, além de índice temático, índice das escrituras, a obra também traz sugestões para grupos de estudos sobre o tema.

Robert C. Leslie (1917-2006) foi pastor metodista e professor de Psicologia Pastoral na Pacific SchoolofReligion (Berkeley, EUA), de 1954 a 1995. Antes de chegar a Berkeley, serviu como capelão do Exército no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial. Doutorou-se em Psicologia da Religião pela Boston University (1948), trabalhando como capelão em hospital psiquiátrico e professor na Boston UniversitySchoolofTheology até 1954. Estudou com Frankl em Viena, em 1961, ao que uma relação de parceria se seguiu. Auxiliou Frankl na revisão de obras como From Death Camp to Existentialism [Docampo da morte ao existencialismo] e Man’sSearch for Meaning: Na Introduction to Logotherapy [Ohomem em busca de sentido: Uma introdução à logoterapia, 1962], que tornou seu trabalho mais conhecido.