No coração da espiritualidade: diálogo entre muçulmanos e cristãos | Paulus Editora

Releases

15/09/2023

No coração da espiritualidade: diálogo entre muçulmanos e cristãos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: No coração da espiritualidade: diálogo entre muçulmanos e cristãos
Autores: Anselm Grün / Ahmad Milad Karimi
Acabamento: Brochura
Coleção: Espiritualidade Cotidiana
Dimensões (AXC): 17,00 x 11,00
Páginas: 448
Área de interesse: Espiritualidade

Novo título da PAULUS aborda a relação entre muçulmanos e cristãos e aponta caminhos para a boa convivência entre os fiéis.

Como parte da coleção “Espiritualidade Cotidiana”, a PAULUS Editora apresenta a obra “No coração da espiritualidade: diálogo entre muçulmanos e cristãos”, escrita por Anselm Grün e Ahmad Milad Karimi, e organizada por Rudolf Walter. A publicação busca explorar novos caminhos de interpretação do islamismo e do cristianismo, captando o cerne existencial das religiões para a atualidade, superando o preconceito e abrindo novas vias de diálogo mútuo. 

Segundo Anselm Grün, monge beneditino e autor de dezenas de livros de espiritualidade, a paz no mundo depende também, em parte, da paz entre as religiões. “O diálogo é o pré-requisito para a paz das religiões”, assegura o autor. Conforme relata na publicação, na Abadia de Münsterschwarzach, onde mora na Alemanha, vivem famílias muçulmanas  refugiadas e, neste contato diário, percebeu muitas semelhanças na forma de viver e manifestar sua fé. “Abrir a própria religião em direção à outra tradição, à percepção do outro, sempre pode mudar, clarear e enriquecer também a própria espiritualidade, o próprio ponto de vista”, esclarece Grün.

Para Ahmad Milad Karimi, filósofo da religião e poeta alemão, é fundamental que muçulmanos tenham contato com outras religiões, sobretudo judeus e cristãos, para que possam compreender a própria tradição religiosa e, de modo especial, o Alcorão. “O caminho islâmico é fundamentalmente um caminho que, se quiser ser bem-sucedido, não pode prescindir do cristianismo – e, claro, também do judaísmo”, relata o filósofo.

De acordo com o livro, a espiritualidade é um campo de encontro particularmente promissor para compreender pessoas de outras religiões, numa dimensão mais profunda do que a mera razão poderia permitir. Os encontros espirituais, particularmente, permitem a partilha de aborrecimentos, irritações e incompreensões, sem que as pessoas sejam hostis.

A obra é organizada em duas partes, na primeira, intitulada “’Pedras de tropeço’ no caminho para o encontro – Provocações para o diálogo”, os autores expõem os temas que causam controvérsia entre cristãos e muçulmanos. A segunda parte, nomeada “Horizontes e campos da espiritualidade”, é composta por 23 capítulos, que abordam temas relevantes como: nossa origem; as Sagradas Escrituras; o profeta; revelação; violência; Jesus; Maria; locais espirituais; peregrinações; tolerância; relações de gênero; sofrimento; morte; entre outros temas relevantes.

Neste volume, o leitor poderá encontrar um diálogo frutífero entre dois especialistas e estudiosos reconhecidos em suas áreas por suas profundas contribuições acadêmicas e espirituais e, de modo geral, conhecer os caminhos comuns e vias de acesso que ligam as duas tradições religiosas. “Por descrever, a partir do coração das espiritualidades cristã e muçulmana, caminhos que não divergem, mas conduzem ao encontro, considero este livro importante para o futuro”, afirma Dom Notker Wolf, OSB, abade primaz emérito)

Esta publicação é indicada para cristãos, muçulmanos, e todos aqueles que acreditam na valiosa contribuição que a religião pode oferecer à sociedade como um todo e, sobretudo, na construção de caminhos de paz e justiça.

Anselm Grün,
monge beneditino alemão, é considerado um dos autores cristãos mais lidos e traduzidos da atualidade. Nascido em Junkershausen, em 1945, foi criado em Munique, onde seus pais possuíam uma loja de materiais elétricos. Ingressou na abadia de Münsterschwarzach em 1964. Cursou Filosofia e Teologia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, residindo na abadia de Santa Otília. Em sua tese de doutorado em Teologia, concentrou-se no pensamento de Karl Rahner. Em 1976, publicou seu primeiro livro (Pureza de coração), depois do qual escreveria mais de 300. Pela PAULUS Editora no Brasil, foram publicadas as obras: “Liderar por meio de valores”, “O que você pensa sobre religião?”, “Espiritualidade e a arte de viver”, “Luz e silêncio: um companheiro espiritual para o Advento e Tempo do Natal”, “O pequeno príncipe para gente pequena e gente grande” e “A cruz: a imagem do ser humano redimido”.

Ahmad Milad Karimi é um filósofo da religião e poeta alemão considerado um dos mais proeminentes acadêmicos do islamismo da Europa, e autor de vários livros. Nascido em Kabul, Afeganistão, em 1979, fugiu da guerra civil com a família aos 13 anos. De 2001 a 2011, foi membro da Fundação Acadêmica Nacional da Alemanha. Estudou filosofia e estudos islâmicos de 2000 a 2006 na Alemanha e na Índia. Concluiu o doutorado em 2012, com uma tese sobre as obras de Hegel e Heidegger. Em 2009, produziu uma nova tradução poética do Alcorão. Desde 2016, é professor de Kalâm, Filosofia e Misticismo Islâmico na Universidade de Münster, Alemanha.