Livro propõe análise transdisciplinar sobre direitos humanos | Paulus Editora

Releases

14/11/2012

Livro propõe análise transdisciplinar sobre direitos humanos

Por Imprensa

Serviço
Título: Direitos humanos fundamentais – Diálogo intercultural e democracia
Autor: Aloísio Krohling
Coleção: Avulso
Acabamento: brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 200
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

O que são direitos humanos? Ou seriam direitos fundamentais? Para Aloísio Krohling, pós-doutor em filosofia política e estudioso assíduo do assunto, a melhor expressão é “direitos humanos fundamentais”, termo escolhido para ser título do seu trabalho publicado pela PAULUS, Direitos humanos fundamentais – Diálogo intercultural e democracia.

A obra mostra que o avanço histórico da conquista dos direitos humanos no Ocidente, com fluxos e refluxos, avanços e retrocessos, durante a história e, principalmente, após as revoluções liberais, pode ser compreendido com mais clareza dentro da metodologia histórico-dialética.

Krohling alerta que muitos livros de direito e de filosofia política generalizam e até deturpam o sentido exato da dialética. “O que mais me chama a atenção é a afirmação de que a ‘dialética’ se aplicaria apenas à conotação associada à luta de classes, em Karl Marx, o que representa um desconhecimento do conceito na história da filosofia e nenhuma leitura com profundidade sobre o marxismo”, afirma.

Por isso, no capítulo 1, de caráter introdutório, o autor oferece embasamento histórico que permite ao leitor analisar essa temática desde a origem e história do termo “dialética” até os avanços dos direitos humanos após as duas guerras mundiais. Além disso, Krohling perpassa ao longo da obra por ideais de grandes pensadores, como Antonio Gramsci, Hegel, Adorno, Heráclito, que enriquecem ainda mais o debate proposto neste trabalho.

A obra também propõe uma crítica acerca da visão das pessoas diante do cenário atual, que mesmo sem parecer, pode ser considerado animador. “Um olhar mais reflexivo e profundo vai mostrar os inúmeros avanços na educação para a cidadania na questão ecológica, nas questões de gênero, dos direitos das crianças e dos adolescentes, do trabalho infantil e escravo, dos direitos das minorias e dos novos sujeitos plurais do direito”, explica o autor.

Direitos humanos fundamentais – Diálogo intercultural e democracia é o espelho da vida de Krohling dedicada à causa dos direitos humanos e representa mais um instrumento de estudo e reflexão para aqueles que lutam por uma sociedade mais justa.

Aloísio Krohling é pós-doutor em filosofia política; doutor em filosofia pelo Instituto Santo Anselmo, Roma, Itália; mestre em teologia e filosofia pela Universidade Gregoriana dos Jesuítas, Roma, Itália; mestre em sociologia política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Graduado em filosofia pela Faculdade Anchieta dos Jesuítas, em São Paulo; e em ciências sociais pela Loyola University, Chicago, Estados Unidos. Foi professor de filosofia da PUC-SP e da Universidade Federal do Espírito Santo, da qual é aposentado. Professor titular de filosofia do direito do Programa de Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV); professor titular de ciência e teoria política nos cursos de direito e relações internacionais do Centro Universitário de Vila Velha; docente de filosofia do direito no curso de direito da Faculdade Novo Milênio de Vila Velha. É também avaliador institucional de cursos de graduação do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).