Livro mostra como a logoterapia pode contribuir com uma educação de melhor qualidade | Paulus Editora

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28/07/2011

Livro mostra como a logoterapia pode contribuir com uma educação de melhor qualidade

Por adm

Título: Logoterapia e educação: fundamentos e práticas
Autores: Bruno F. Damásio; Joilson P. da Silva; Thiago A. de Avellar Aquino (orgs.)
Coleção: Logoterapia
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 184
Áreas de interesse: Educação

Considerada a terceira escola vienense de Psicoterapia, contrapondo a Psicanálise de Sigmund Freud – a primeira – e a Psicologia Individual de Adolf Adler – a segunda –, a Logoterapia e Análise Existencial é um sistema prático e teórico da Psicologia Clínica criada pelo psiquiatra Viktor E. Frankl.
Inspirados nessa escola e motivados a examinar as possibilidades de sua aplicação no âmbito educacional, Bruno F. Damásio, Joilson P. da Silva e Thiago Avellar de Aquino (orgs.) publicam, pela PAULUS,  Logoterapia e Educação: fundamentos e práticas.

A obra nasceu com a preocupação de estabelecer um diálogo entre a Logoterapia, que tem como principal objetivo analisar a motivação primordial do ser humano e o ambiente escolar. Após introduzir o leitor na temática, os autores fazem um paralelo teórico entre a visão de educação libertadora de Paulo Freire e a proposta existencial de Viktor Frankl. “Neste trabalho, são ilustrados os principais pontos convergentes entre os dois teóricos citados, proporcionando uma reflexão ainda mais crítica acerca do papel da educação, propondo uma educação reflexiva e libertadora que, em suma, seja plena de sentido”, explicam.

No capítulo Educar para o sentido: uma intervenção prática, o leitor encontrará o resultado de um projeto de intervenção, oriundo de uma pesquisa qualitativa realizada com jovens discentes de uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio na busca do sentido para vida. Nesse estudo, os autores mensuram a frequência de respostas dos adolescentes que participaram dos encontros sobre valores vivenciais, propósito de vida, destino e liberdade, entre outros aspectos.

Já no último capítulo, a obra trata sobre a saúde dos professores, mostrando como a realização existencial pode amenizar e/ou combater o estresse docente e, consequentemente, melhorar a saúde e a qualidade de vida dos educadores. “Estudar essa categoria profissional demonstra uma preocupação em nível individual, uma vez que um professor estressado tende a ter prejuízos na sua saúde física e psicológica, assim como em nível social, uma vez que, diante de elevados níveis de estresse, há um déficit na produtividade individual que repercute diretamente na qualidade da educação, processo base da evolução social e espiritual do país”, salientam os autores.
Logoterapia e Educação: fundamentos e práticas, primeiro título da coleção Logoterapia, conta com gráficos e figuras explicativas, além de textos e parábolas anexos que servem como exercícios para que os educadores acrescentem mais uma tarefa em suas práticas pedagógicas: a de cuidar do espírito humano.

Thiago Antônio Avellar de Aquino é psicólogo e doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi professor supervisor em Logoterapia e Análise Existencial na Universidade Estadual da Paraíba, no período de 2002 a 2009. Atualmente, leciona na UFPB, no departamento de Ciências das Religiões, e é professor do Programa de pós-graduação em Ciências das Religiões no Centro de Educação, orientando dissertações com ênfase em espiritualidade e saúde.

Joilson Pereira da Silva é licenciado em Geografia, Estudos Sociais e Psicologia. É mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e doutor pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe – Campus Aberto Carvalho

Bruno Figueiredo Damásio é psicólogo, graduado pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Mestrando em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Integrante do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-RUA). Desenvolve também atividades de intervenção e capacitação junto à rede de proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.