Livro desperta novas discussões sobre a comunidade de Qumran e os famosos manuscritos do Mar Morto | Paulus Editora

Releases

27/01/2011

Livro desperta novas discussões sobre a comunidade de Qumran e os famosos manuscritos do Mar Morto

Por adm

Título: Além da hipótese essênia – A separação dos caminhos entre Qumran e o judaísmo enóquico
Autor: Gabriele Boccaccini
Coleção: Academia Bíblica
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Paginas: 288
Áreas de interesse: Bíblica

A obra, publicada pela PAULUS, oferece uma abordagem inovadora da ideologia da seita de Qumran, a antiga comunidade do deserto intimamente relacionada aos Manuscritos do Mar Morto, estes encontrados em 1947.

Construindo sua sua tese em cima do que os relatos históricos dizem sobre os essênios e a partir de uma análise sistemática desses documentos, Boccaccini argumenta que a literatura denuncia o núcleo de uma variedade antiga e distinta de judaísmo. “O livro emprega uma abordagem totalmente construtiva. Ele rastreia a existência de uma cadeia de documentos representativos de uma variedade particular de judaísmo [‘judaísmo enóquico’] que representou um papel crucial no desenvolvimento diferenciado da teologia essênia em Qumran”.

Além disso, o autor mostra que sua tentativa vai além daquela de desarticular os corpos tradicionais, já que o livro propõe uma taxonomia (ciência ou técnica de classificação) – alternativa para o material. “Alguma das escolhas podem ser contestáveis e são oferecidas à atenção acadêmica como uma hipótese funcional, mas as questões que minha taxonomia levanta – por exemplo, se e em que grau os Testamentos dos Doze Patriarcas pertencem ao mesmo partido que produziu os livros enóquicos – parecem muito mais interessantes e apropriadas do que discutir se o documento deveria ser parte das coleções modernas dos pseudepígrafos do Antigo Testamento ou dos Manuscritos do Mar Morto”, acrescenta.

A obra, dividida em três capítulos, os quais representam três tipos de análises – historiográfica, sistêmica e comparativa –, também conta com prefácio, índices, conclusão e vasta bibliografia, tornando-se excelente instrumento de estudo para aqueles que desejam se aprofundar nessa temática.

Além da hipótese essênia – A separação dos caminhos entre Qumran e o judaísmo enóquico pertence à coleção Academia bíblica, conhecida por oferecer aos leitores obras sobre as Escrituras, representando o que há de melhor e mais atual na pesquisa acadêmica nacional e internacional.

Gabriele Boccaccini leciona no Departamento de Estudos do Oriente Próximo na Universidade de Michigan (EUA).