Livro da PAULUS discute a Reforma Litúrgica e apresenta as perspectivas atuais diante das comunidades | Paulus Editora

Releases

26/09/2012

Livro da PAULUS discute a Reforma Litúrgica e apresenta as perspectivas atuais diante das comunidades

Por Imprensa

Serviço
Título: Reforma Litúrgica – Renovação ou revolução?
Autores: Antônio S. Bogaz e João h. Hansen
Coleção: Liturgia e Teologia
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 136
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Reconhecendo que a vida litúrgica da Igreja é sua expressão espiritual, estética, pastoral e comunitária, Antônio Sagrado Bogaz e João Henrique Hansen escreveram Reforma Litúrgica – Renovação ou revolução?, cujo objetivo é lançar um olhar sobre os séculos da evolução litúrgica, evidenciando a criatividade, a adaptação e a enculturação que se processaram nos ritos litúrgicos de nossa Tradição.

Lançamento da PAULUS, o livro descreve, a partir do itinerário do Movimento Litúrgico, as conquistas que surgiram com a Reforma Litúrgica proposta pelo Concílio Vaticano II, particularmente, por meio da Constituição Sacrosanctum Concilium. “A vida litúrgica na Igreja é a expressão mais singular da fé do povo de Deus, que se congrega para celebrar seus ritos, os quais expressam suas convicções doutrinais, seus anseios e necessidades, sua gratidão e seu louvor. Para tanto, a celebração é preparada com interesse e, depois de sua realização, é transformada em gestos e ações que revelam os efeitos espirituais na vida dos membros da assembleia”, explicam os autores.

Na primeira parte, Bogaz e Hansen apresentam o processo histórico da Reforma Litúrgica, abordando seus primeiros passos, o movimento litúrgico no Brasil, a reforma litúrgica pós-conciliar, as reformas da liturgia latino-americana, entre outros aspectos. Em seguida, tratam sobre as conquistas da reforma litúrgica, ou seja, os pobres como sujeitos nas celebrações, as celebrações por idades e pastorais, o espírito criativo e os rituais dinâmicos etc.

“Uma profunda revolução que a vida litúrgica no Brasil realizou foi a consideração da dimensão social e política na sua dinâmica ritual. Por muitos anos, notava-se grande colorização dos rituais tocando os fatores sociais e políticos da sociedade. A grande preocupação com a realidade dramática dos povos oprimidos passou a formar o conteúdo das pregações, os símbolos e a mensagem dos cantos dentro das celebrações”, afirmam os autores.

O livro também propõe reflexões sobre os fenômenos da enculturação na Reforma Litúrgica e sobre os desafios a serem encarados. Dessa forma, o leitor tem em mãos um material completo sobre Reforma Litúrgica, o que lhe permite reconhecer os caminhos da liturgia como fonte e ápice da vida da Igreja.

Reforma Litúrgica – Renovação ou revolução? é mais um lançamento da coleção Liturgia e Teologia, que possui mais seis títulos, entre eles A celebração litúrgica e seus dramas, também de Antônio Sagrado Bogaz em parceria com Ivanir Signorini.

Antônio Sagrado Bogaz é mestre em Teologia Sistemática pela Universidade Gregoriana de Roma, doutor em Liturgia pela Pontifícia Universidade Santo Anselmo (Roma) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Antropologia, pela Unesp, sobre as tradições populares brasileiras. Exerce a função docente em Liturgia e Sacramentos e Teologia Patrística no Instituto Teológico de São Paulo. Autor de diversas obras e seminários na área de Liturgia e Reforma Litúrgica. Assessora diversos cursos de teologia e liturgia pastoral para dioceses e grupos leigos. Pesquisa atualmente a religiosidade popular e os caminhos da vida litúrgica no Brasil.

João Henrique Hansen é pesquisador de Literatura Portuguesa e Brasileira e professor de Ética Cristã e Bioética. É doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Antropologia (Unesp) em religiosidade popular e benzeções. Dedica sua reflexão e escritos à literatura cristã, especialmente a primitiva, medieval e contemporânea. Exerce há vários anos sua pesquisa e docência no Centro Universitário São Camilo. Nos meios de comunicação social, contribui com a formação ética e literária, apresentando programas na TVClaret, Rio Claro/SP. Assessora equipes de celebração nas comunidades paroquiais.