Livro com histórias da Amazônia incentiva o interesse pela pluralidade cultural do Brasil | Paulus Editora

Releases

30/08/2012

Livro com histórias da Amazônia incentiva o interesse pela pluralidade cultural do Brasil

Por Imprensa

Serviço
Título: Só contado, que visto não se acredita – Contos e lendas da Amazônia
Autora: Sebastião Negro
Ilustrações: Mauricio Negro
Coleção: Narrando o Brasil
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 48
Área de interesse: Educação

Que a Amazônia é um lugar fantástico ninguém duvida. Assim também são as histórias que circulam pela região e estão presentes na vida dos seus habitantes. Em Só contado, que visto não se acredita – Contos e lendas da Amazônia, de Sebastião Amoedo, o leitor encontrará narrativas que são descrições de fatos vivenciados por pessoas reais e que trazem como personagens principais os seres fantásticos do imaginário popular amazônico.

“Fiquei muito emocionado ao saber que poderia dividir com pessoas de diversos níveis culturais algumas das minhas anotações que fiz no decorrer da vida. São histórias de situações do interior do estado do Amazonas, onde eu nasci e vivi até os meus 23 anos”, afirma o autor.

Trata-se de narrativas transmitidas pelas vozes das muitas gerações que habitavam e ainda habitam a região. Segundo Amoedo, os rios e florestas onde as histórias acontecem estão intimamente ligados à cultura desse povo e é deles que emerge toda uma gama de seres encantados para viverem ações e aventuras com homens, mulheres e crianças.

“Considero importante esta publicação, para que as novas gerações saibam de acontecimentos pouco conhecidos nas cidades grandes, histórias consideradas lendas por alguns, mas que são fatos verdadeiros, que podem ser comprovados em uma viagem feita pelos interiores e beiradões de nosso grande Rio Amazonas. A Amazônia é muito mais do que se imagina Brasil afora”, acrescenta.

As ilustrações são de Mauricio Negro, que utiliza técnicas e recursos alternativos em seu trabalho. Neste livro, ele misturou monotipias (processo de impressão em que se obtêm estampas monotípicas), pigmentos naturais e recursos digitais na finalização, resultando em imagens marcantes que, aliadas ao excelente acabamento gráfico, valorizam ainda mais os contos presentes neste volume. Além disso, a obra possui um glossário para ajudar o leitor a compreender algumas palavras, como aningal, pinguela, matupá, entre outras.

Só contado, que visto não se acredita – Contos e lendas da Amazônia é o título de estreia da coleção Narrando o Brasil, cujas histórias, originadas da oralidade, estão presentes em muitas culturas e fortalecem a identidade brasileira. “O objetivo da série é circular pelas regiões do país, coletando as peculiaridades regionais, as riquezas presentes no tesouro da oralidade, e revelando a beleza plural de nossa gente”, conclui Antonio Iraildo Alves de Brito, editor da área de educação da PAULUS.

Sebastião Raimundo Nascimento Amoedo é escritor, poeta e compositor por dom de Deus. Nasceu no beiradão do Amazonas, na Fazenda Esperança, no município de Parintins. Atualmente mora em Porto Velho-RO com sua esposa, Maria José, e suas cinco filhas. Filho de José Vieira Amoedo e Angelina Nascimento Amoedo, desde criança ouviu dos pais, de conhecidos e parentes as histórias que decidiu escrever e passar para outras gerações em forma de narrativa, poesia e música. Apaixonado pela natureza, nela encontra suas principais fontes de inspiração.

Mauricio Negro é ilustrador, designer gráfico e escritor. Nasceu em São paulo, mas cresceu junto à natureza, no cinturão-verde paulista e litoral. Gosta muito de lidar com temas fantásticos, ancestrais, mitológicos, ambientais, étnicos, ligados à diversidade cultural brasileira. Pela PAULUS, ilustrou o livro Contos folclóricos brasileiros, de Marco Aurélio.