Livro analisa a dinâmica atual da evangelização e aponta caminhos para o desenvolvimento de uma ação pastoral para os dias de hoje | Paulus Editora

Releases

21/04/2011

Livro analisa a dinâmica atual da evangelização e aponta caminhos para o desenvolvimento de uma ação pastoral para os dias de hoje

Por adm

Título: Uma nova evangelização – Pastoral de conjunto e pastorais orgânicas
Autores: João Bosco Oliveira e Aparecida de Fátima Fonseca Oliveira
Coleção: Pastoral e Comunidade
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 296
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Alcançar uma unidade e uma integração das pastorais, movimentos, associações e serviços eclesiais em um trabalho articulado com a diocese e a paróquia, onde a ideia de complementaridade possibilite uma evangelização eficaz e produtiva. Esse desafio inspirou o casal João Bosco Oliveira e Aparecida de Fátima Fonseca Oliveira, promotor de justiça e advogada, respectivamente, para o desenvolvimento de um belíssimo trabalho, disponível em todas as livrarias do Brasil: Uma nova evangelização – Pastoral de conjunto e pastorais orgânicas, da PAULUS.
A obra, fruto de muitos anos de estudo, pesquisa e também da experiência dos autores no trabalho pastoral diocesano, oferece, além do embasamento teórico, atividades e iniciativas para ajudar a compenetração das ações evangelizadoras, com base na Sagrada Escritura e no Magistério da Igreja. “O dever da apresentação da mensagem evangélica é um mandato do Senhor Jesus. Este anúncio, assim, não é uma contribuição facultativa. Trata-se de uma mensagem necessária, única, insubstituível: é a salvação dos homens que está em causa. Esta mensagem representa a inefável beleza da Revelação, comportando uma sabedoria que não é deste mundo”, afirmam João Bosco e Aparecida Fonseca.

Dividido em cinco partes, o livro proporciona análise ampla da atividade pastoral e apresenta, primeiramente, uma fundamentação teológica da propagação da Boa-Nova, mostrando seu conteúdo específico, o mandato conferido pelo Senhor à sua Igreja como tarefa irrenunciável e a coparticipação de toda a comunidade cristã na missão de anunciar os ensinamentos de Cristo. Depois, o casal expõe a visão da Igreja como Povo de Deus, enfatizando que é toda a comunidade, seja diocesana, seja paroquial, articulada nos seus diversos ministérios e diferentes responsabilidades, que deve assumir o anúncio de Jesus Cristo.

Já a terceira e a quarta partes, intituladas “A integração e a organização evangelizadoras” e “Pastorais orgânicas: Princípios e setores”, além de introduzir o leitor, de modo mais direto, no tema principal da obra, definindo e descrevendo com precisão a Pastoral de Conjunto (incorporação total de todas as forças vivas da diocese ou das paróquias, como bispos, clero, diáconos, pastorais, serviços, movimentos e associações religiosas e leigas, com o objetivo de realizar a atividade pastoral e evangelizadora dos membros da comunidade eclesial) e as Pastorais Orgânicas (constituídas pelas integrações parciais de todas essas forças vivas, efetuando o elo, em conjuntos parciais, dos membros espiritualmente afins), sugerem ações de grande utilidade para a composição de uma estrutura pastoral condizente com a dinâmica da Nova Evangelização.

Seguindo a estrutura da Constituição Dogmática Lumem Gentium e também de muitos outros pronunciamentos do Magistério, os autores finalizam com um belíssimo capítulo sobre Maria e a evangelização, destacando a expressão de seu significado no mistério divino da salvação e da sua figura ativa e exemplar na vida da Igreja.

O livro conta ainda com as palavras de Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora/MG, na apresentação. “Conhecedor de suas capacidades e seu grande empenho na vida eclesial na Diocese de Jundiaí-SP, à qual servi prazerosamente por cinco anos como Bispo Diocesano, pedi-lhes que trabalhassem o tema da evangelização, na certeza de poder oferecer a todas as igrejas particulares novas ideias sobre Pastoral de Conjunto e Pastorais Orgânicas. Dr. João Bosco e dra. Fátima se destacaram sobretudo na Pastoral de Casais em Segunda União Estável, apostolado hoje espalhado por todo o Brasil graças, em grande parte, aos esforços desse casal”, explica.

Dom Henrique Soares da Costa, bispo titular de Acúfida e auxiliar de Aracaju/SE, também elogia, no prólogo, a iniciativa dos autores. “Que Deus abençoe este casal tão comprometido com a vida da Igreja, um belo exemplo de participação dos leigos na construção do presente e do futuro da Comunidade eclesial.”

Da coleção Pastoral e Comunidade, Uma nova evangelização – Pastoral de conjunto e pastorais orgânicas possibilita novos olhares sobre essa temática, sendo excelente instrumento de estudo e reflexão para todas as igrejas particulares.

João Bosco Oliveira e Aparecida de Fátima Fonseca Oliveira são formados em Direito pela Universidade Católica de Campinas e Faculdade Anchieta de Jundiaí, respectivamente. O autor é promotor de justiça do Estado de São Paulo e a autora, advogada.