Releases

28/06/2016

Lançamento da PAULUS reúne narrativas místicas da história do Cristianismo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Narrativas místicas – Antologia de textos místicos da história do cristianismo
Autor (a): Maria Clara Bingemer (org) / Marcus Reis Pinheiro (org)
Coleção: Amantes do mistério
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 448
Área de interesse: Teologia

A PAULUS Editora apresenta ao público a novidade editorial Narrativas místicas – Antologia de textos místicos da história do cristianismo, organizado por Maria Clara Bingemer e Marcus Reis Pinheiro.

O livro é fruto da iniciativa do grupo de pesquisa Apofatike, coordenado pelo Prof. Marcus Pinheiro. O volume reúne uma seleção dos principais textos de 25 místicos consagrados da história do cristianismo. Segundo os autores, eles foram organizados historicamente, divididos em Antiguidade, Idade Média, Modernidade e Contemporaneidade. São considerados textos místicos os relatos daqueles que tiveram um contato espiritual direto com Deus em seus mistérios divinos.

Todos os textos apresentados na obra foram traduzidos diretamente de sua língua original alguns com uma nova tradução diretamente do grego, latim, francês ou espanhol. Trata-se de uma contribuição bastante original em língua portuguesa, tanto por sua organização geral, quanto pelo conteúdo de algumas traduções.

De acordo com os organizadores os místicos ao longo da história do cristianismo foram aqueles que mais contribuíram para um maior aprofundamento da espiritualidade da humanidade. E, junto a esse anseio espiritual, alguns místicos foram grandes teólogos especulativos, apresentando doutrinas teóricas muito importantes para o pensamento em geral. Para eles, tanto em seu aspecto edificante espiritual quanto pelo teórico, os místicos têm muito a contribuir para os dias de hoje.

Além disso, a publicação se destaca principalmente pela a facilidade de acesso a textos fundamentais tanto da história da mística quanto do próprio cristianismo, como os de Agostinho, Bernardo de Claraval, Mestre Eckhart, Teresa d’Avila, João da Cruz, Lutero, Pascal, Tomas Merton e Teilhard de Chardin. Para os organizadores, o leitor terá em um único volume extratos de textos muito importantes sobre a mística, possibilitando tanto uma primeira apresentação a um dos autores quanto uma visão de conjunto da história da mística cristã.

Maria Clara Bingemer é professora titular do departamento de Teologia da PUC-Rio e pesquisadora 1ª do CNPq. Pertence ao grupo de pesquisa Apofatike; é também coordenadora da coleção “Amantes do mistério” da PAULUS. É membro do conselho editorial de várias revistas de Teologia, tais como REB (Revista Eclesiástica Brasileira) e Concilium. Nos últimos dez anos, tem se dedicado aos estudos da mística cristã e várias publicações sobre mística.

Marcus Reis Pinheiro é professor adjunto IV do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia, ambos da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Pesquisa Apofatiké, que gerou este trabalho. Seu foco de pesquisa é a filosofia antiga e helenística, especialmente no que concerne ao tema da “filosofia como forma de vida”. Seu interesse principal passa pelos exercícios espirituais e pela história da ascese, que compõe e forma de vida típica das filosofias antigas e helenística. Co-organizou dois livros sobre mística: Neoplatonismo, mística e linguagem (EDUFF,2013) Mística e filosofia (UAPÊ/PUC-Rio).