Lançamento da PAULUS reflete sobre a identidade do padre membro de um instituto secular | Paulus Editora

Releases

23/10/2013

Lançamento da PAULUS reflete sobre a identidade do padre membro de um instituto secular

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O presbítero consagrado nos institutos seculares
Autor: Giuseppe Forlai
Coleção: Comunidade e missão
Acabamento: Costurado
Páginas: 80
Tamanho: 13,5 cm x 21 cm
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia

O presbítero consagrado nos institutos seculares, lançado pela PAULUS, é o título da nova obra de Giuseppe Forlai, presbítero da diocese de Roma. O livro, que acaba de chegar às livrarias, tem como objeto a espiritualidade do presbítero diocesano membro de um instituto secular (Os institutos seculares são associações de leigos ou clérigos católicos que professam votos públicos. Geralmente estão ligados a famílias religiosas, cuja espiritualidade também cultivam).

De acordo com o autor, a obra não pretende anular alguma questão teológica, mas apenas interpelar por um fenômeno marginal, mas inegável, isto é, a existência de padres diocesanos que escolhem viver radicalmente o seguimento de Cristo no caminho dos conselhos evangélicos; que sentem o dever de escutar o mundo.

“A forma de vida consagrada no mundo do padre diocesano tem valor profético e, portanto, evangélico, sobretudo, se nas Igrejas encontrarmos padres seculares consagrados capazes de transmitir a simples radicalidade do Evangelho, lançando-se para frente, como dizia padre Alberione, para além dos estereótipos e derrotismo”, explica Forlai.

A obra esta dividida em seis capítulos que orientam a compreensão do leitor.

Giuseppe Forlai é presbítero da diocese de Roma, onde nasceu em 1972. É professor de Teologia Dogmática no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana, e orienta o seminário sobre a “Renovação da vida consagrada”. Publicou vários livros: Maria e il Regno che verrá (Pádua,2005), visão escatológica da teologia e da espiritualidade mariana; L’irruzione della grazia (Cinisello Balsamo, 2010), leitura ecumênica do dogma da Imaculada; Quello che so di lei (Fossano, 2010), breve mariologia; Incontrare l’innateso (Milão, 2010), sobre a vida cristã para pessoas perplexas; In questo mondo benedetto (Cinisello Balsamo, 2011), sobre a consagração no século à luz de Maria de Nazaré. Com Daniele Libanori, s.j., dirigiu a edição italiana do Tratado sobre o sacerdócio, de São João d’Ávila (Bolonha, 2010).