Humanos hiper-híbridos: Linguagens e cultura na segunda era da internet | Paulus Editora

Releases

30/12/2021

Humanos hiper-híbridos: Linguagens e cultura na segunda era da internet

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Humanos Hiper-Híbridos: Linguagens e cultura na segunda era da internet
Autor (a): Lucia Santaella
Coleção: Comunicação
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 200
Área de interesse: Comunicação

A PAULUS Editora apresenta ao público o livro “Humanos hiper-híbridos: Linguagens e cultura na segunda era da internet”, atual lançamento da coleção “Comunicação”, de autoria da professora e doutora em comunicação Lucia Santaella.  Para compreender o ritmo veloz de transformações do universo digital nos livros e seus impactos na comunicação atual e, consequentemente na vida cotidiana, a autora passou a escrever sobre essas evoluções em diferentes títulos desta coleção.

Segundo a obra de Lucia Santaella, vivemos em uma sociedade regida por algoritmos, que capturam numericamente a totalidade da vida, enquanto contribuímos, mais ou menos conscientemente, para a coleta constante de dados sobre nós mesmos. De acordo a autora, isso significa que um valor pode ser extraído de tudo: nossa produtividade, medida em todas as áreas da vida.

Para ela, esse conglomerado informacional dá origem a uma nova definição da relação entre trabalho e lazer e a uma necessidade intensificada de controle preditivo.  No livro “Humanos hiperhíbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet”, Lucia Santaella aborda a relação entre os algoritmos e a sociedade moderna.

Com o intuito de refletir sobre a o tema acima, a autora traça um longo percurso de acontecimentos responsáveis por constituir a presente realidade que rodeia a sociedade atual: a instauração da era da mobilidade e a web 2.0; a dissolução das tradicionais fronteiras entre as mídias; o mergulho das sociedades e da cultura humana na conectividade, na mobilidade e na ubiquidade; a conversão do corpo e da cidade ciborgues em interfaces; o leitor ubíquo, com acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer tempo; o humano habitando espaços hiperconectados e, consequentemente, hiperíbridos.

Nesta perspectiva, em três tópicos principais intitulados: “Linguagens, cultura e limiares”, na sequência dividida em 12 capítulos, Santaella convida o leitor a refletir os temas: “Destinos do livro na era pós-digital”; “Ciberespaço, cibercultura & seus desdobramentos”; “Da multimodalidade à hipermídia”; “A semiose hídrida do Whatsapp”; “Patrimônio cultural, memória & leitura”; “Espaços hiper-hídridos”; “Conectividade expandida”; “A expansão ecotécnica do humano”; “A virtualização da vida em três atos”; “Nossos gêmeos algorítmicos”; “As novas acrobacias do capitalismo” e “Catástrofe & evolução”.

Esta publicação deseja pensar a comunicação em meio ao avanço das redes e que impacta  todas as esferas da vida social, política, cultural educacional e psíquica. Segundo a autora, o livro “Humanos hiper-híbridos: Linguagens e cultura na segunda era da internet” está alimentado pela convicção de que buscar compreender é uma abertura  de caminho para modos de agir que elegem a ética como ideal.

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez repetidos estágios de pós-graduação no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 248 mestres e doutores. Publicou 51 livros e organizou 26, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). É atualmente titular da cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2021-2022).