Foi quando a Família Real chegou… | Paulus Editora

Releases

05/04/2014

Foi quando a Família Real chegou…

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Foi quando a Família Real chegou…
Autor: Lúcia Fidalgo
Coleção: Mistura Brasileira
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 (larg) x 27,5 (alt)
Páginas: 30
Áreas de interesse: Literatura Infantil, História do Brasil

Como seria voltar ao Brasil, no ano de 1808, e ver desembarcar no porto da cidade do Rio de Janeiro a Família Real portuguesa? Na obra Foi quando a Família Real chegou, de Lúcia Fidalgo, com ilustrações de Andréia Resende, o leitor faz uma visita a um dos momentos mais importantes da história do Brasil.

A autora convida os jovens leitores para conhecer um pouco sobre como foi a chegada do rei de Portugal e sua família às terras brasileiras e de que modo isso interferiu no futuro da então colônia portuguesa.

De fácil leitura, a obra apresenta alguns lugares importantes da história do Brasil colônia, que depois de mais de 200 anos fazem parte do dia a dia dos moradores do Rio de Janeiro. A autora destaca no texto a origem de locais como a Igreja da Candelária, Jardim da Aclimação, Teatro São João, Hospital da Misericórdia, Biblioteca Real, Quinta da Boa Vista e o Banco do Brasil.

Naquela época, Napoleão Bonaparte, imperador da França, colocava em prática seu desejo de dominar todo o continente, começando a combater a Inglaterra, sua principal adversária. Com isso, Portugal viu-se em um grande conflito internacional, e, temendo a invasão de seu país pelas tropas de Napoleão, a Família Real portuguesa deixou o país no dia 22 de novembro de 1807.

No final do livro, o leitor encontra uma série de informações sobre os lugares e figuras citados na narrativa.

Lúcia Fidalgo é escritora, contadora de histórias do Grupo Morandubetá, bibliotecária, mestre em Educação, professora da Universidade Santa Úrsula e pesquisadora do Aleph-Uff. Nasceu no Rio de Janeiro e desde criança gosta de ler, contar e ouvir histórias que hoje ela compartilha com seus leitores. Lúcia foi autora revelação no ano de 1997, com o livro Menino Bom, prêmio recebido da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Andréia Resende é designer gráfico e ilustradora. Estudou Comunicação Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ e fez mestrado em Comunicação na UFF. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde sempre viveu. Desenvolve diversos projetos gráficos para a área cultural – teatro, música e exposições – e une essa experiência como designer gráfico à criação de imagens para dar forma às histórias escritas e transformá-las em livros.