Fé e Razão no mundo da tecnociência | Paulus Editora

Releases

11/11/2020

Fé e Razão no mundo da tecnociência

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Fé e razão no mundo da tecnociência
Autor (a): Urbano Zilles
Coleção: Teologia hoje
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 120
Área de interesse: Teologia

Obra aborda alguns aspectos referentes à relação entre fé e razão

O maior pecado dos cristãos, certamente, não é o mal que fazem, mas o bem que deixam de fazer, isto é, o pecado da omissão.

A relação entre fé e razão é uma questão antiga, mas sempre atual na vida humana. A obra Fé e razão no mundo da tecnociência, de Urbano Zilles, pretende provocar reflexões no sentido também de reconhecer os limites da razão na vida humana.

No capítulo I, o autor trabalha o aspecto conceitual da filosofia. O objetivo é de colaborar com um melhor entendimento acerca da questão da racionalidade filosófica. Da mesma maneira, no capítulo II, o autor apresenta brevemente as condições, possibilidades e limites do conhecimento científico, com destaque para as ciências empírico-formais e o conhecimento da fé, e na sequência expõe a racionalidade científica. Diante do avanço científico e fragmentado, o diálogo será cada vez mais necessário, sendo assim, haverá necessidade da filosofia e teologia para responder a perguntas existenciais sobre o sentido do todo.

Urbano Zilles explica que embora a fé não seja a base de todas as religiões, tornou-se costume associar ambas: fé e religião. Considerando que o ser humano é um todo complexo, e a religião sempre existiu no plural, apesar de muitas religiões postularem, cada uma para si, o monopólio da fé verdadeira, seguindo essa linha de pensamento, o capítulo III é dedicado à moderna crítica da religião, de modo especial no cristianismo.

Já no capítulo IV – “Fé e razão no mundo da tecnociência”, a obra traz questões relacionadas a teologia e filosofia: “Claro, antes de tudo, a fé é uma questão teológica, e a razão, uma questão filosófica. O problema levantado é a possibilidade de um diálogo harmonioso entre teologia e filosofia, entre teologia e ciência”. Aqui, o autor discorre também sobre relação entre teologia e ciências modernas, além de fé e razão no mundo da tecnociência.

Urbano Zilles (1937), natural de Nova Petrópolis – RS, doutorou-se em Teologia (1969) pela Universidade de Münster (Alemanha). Professor de Teologia e Filosofia na PUC-RS desde 1969, foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação de 1988 a 2004. Recebeu o prêmio de Pesquisa Destaque 2002 do governo do estado do Rio Grande do Sul, na área de Ciências Humanas e Sociais. É membro da Academia Brasileira de Filosofia. É autor de diversos livros.