Enrico Berti, um dos mais gabaritados intérpretes do pensamento aristotélico, lança livro sobre Metafísica pela PAULUS | Paulus Editora

Releases

18/09/2012

Enrico Berti, um dos mais gabaritados intérpretes do pensamento aristotélico, lança livro sobre Metafísica pela PAULUS

Por Imprensa

Serviço
Título: Estrutura e significado da Metafísica de Aristóteles
Autor: Enrico Berti
Coleção: Philosophica
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 232
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Estrutura e significado da Metafísica de Aristóteles, lançamento da PAULUS, reúne a transcrição de dez aulas sobre o tema dadas pelo autor, Enrico Berti, professor de História da Filosofia Antiga, em Roma, entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março de 2006.

O que motivou as aulas foi a entrega do Prêmio Internacional de Filosofia Antonio Jannonne ao docente, por parte da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em novembro de 2005. Esse excelente material, que pode ser entendido como uma introdução à leitura da Metafísica,chega agora às mãos dos leitores brasileiros.

Trata-se de um breve ensaio que será muito bem usufruído por aqueles que ainda não se aproximaram do assunto. Para quem já conhece a Metafísica, o texto pode ser lido como proposta interpretativa nova, capaz de esclarecer e dar a justa sistematização e alcance às doutrinas parciais, aos ensinamentos particulares até agora adquiridos, ou para pôr em discussão ou confirmar a visão de conjunto que havia formado da obra.

“A Metafísica de Aristóteles é talvez o livro mais estudado, mais debatido e que com certeza exerceu maior influência sobre toda a história da filosofia ocidental. Dela se fala há mais de vinte séculos, pois a primeira citação da Metafísica se encontra num autor antigo do primeiro século depois de Cristo, Nicolau de Damasco, e se supõe que ela tenha sido publicada pela primeira vez no primeiro século antes de Cristo, talvez aqui em Roma, pois a primeira edição das obras de Aristóteles, conforme um ilustre estudioso desses temas, Paul Moraux, teria sido realizada por Andrônico de Rodes, exatamente aqui, no tempo de Cícero”, diz o professor durante a introdução do curso.

A divisão do texto obedece à composição da Metafísica em quatorze livros e às dez horas de aula à disposição. Por essa razão, cada dia de aula foi dedicado a três diferentes livros da Metafísica, sendo que Berti sublinha a centralidade do livro Dzeta, dedicado à substância, do livro Teta, sobre o ato e a potência, e considera ser especialmente importante dedicar especial atenção ao livro Lambda, a fim de esclarecer aqueles que considera serem os mais graves mal-entendidos do texto aristotélico.

O livro também disponibiliza as respostas do autor referente às perguntas e comentários dos ouvintes durante as aulas. Sendo assim, este título não pretende oferecer um pequeno resumo de um texto bastante complexo, mas uma leitura que sirva para adquirir confiança, auxiliando o leitor a descobrir as inúmeras riquezas presentes na Metafísica.

Da renomada coleção Philosophica, Estrutura e significado da Metafísica de Aristóteles disponibiliza ainda, nas últimas páginas, lista com as vastas publicações do autor, além das edições da Metafísica e obras de autores modernos citadas, incentivando o aprofundamento nas questões propostas.

Enrico Berti é professor de História da Filosofia Antiga e titular desde 1971 da mesma cátedra na Universidade de Pádua, onde, por vários anos, foi diretor do Departamento de Filosofia. Docente também nas Universidades de Genebra e de Bruxelas, ex-presidente da Società Filosofica Italiana, vencedor dos prêmios Federico Nietzsche de filosofia e Premio Internazionale di Filosofia Antonio Jannone, o professor Berti é um dos mais gabaritados intérpretes do pensamento aristotélico.