De forma pastoral e crítica, livro fala das diferentes abordagens sobre Jesus | Paulus Editora

Releases

29/11/2011

De forma pastoral e crítica, livro fala das diferentes abordagens sobre Jesus

Por adm

Título: Linguagens sobre Jesus – As linguagens tradicional, neotradicional pós-moderna, carismática, espírita e neopentecostal (vol. 1)
Autores: J. B. Libanio e Carlos Cunha
Coleção: Temas Bíblicos
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 21 cm
Páginas: 96
Área de interesse: Bíblica

Escrito por J. B. Libanio e Carlos Cunha, Linguagens sobre Jesus – As linguagens tradicional, neotradicional pós-moderna, carismática, espírita e neopentecostal (vol. 1) inaugura uma série que pretende se deter, entre outros pontos, nas diferentes ideias elaboradas a respeito de Cristo.
Publicada pela PAULUS, a obra propõe ao leitor profundas reflexões que ressaltam a riqueza da Sua pessoa, partindo do princípio de que Ele carrega enorme vitalidade de existência e de mensagem. “Ao tratar das linguagens sobre Jesus, buscamos a fidelidade à sua natureza, mas, ao criticá-la, partimos da posição da cristologia moderna que interpreta Jesus de maneira bem próxima da realidade histórica de seu tempo”, explicam os autores.

Dentro dessa perspectiva, cada abordagem é entendida no seu contexto cultural e a partir do seu tipo de destinatário, com interesses próprios. Sendo assim, Libanio e Cunha destacam as duas principais razões dessa diversidade de ideias: a relevância da figura do Senhor e os interesses dos que escrevem a seu respeito.

“Jesus continua há 2000 anos a provocar sentimentos diversos e opostos, desde místicos apaixonados por sua pessoa, testemunhas capazes de dar a vida por ele até críticos ferozes na linha nietzschiana. Este pequeno livro pretende iniciar o leitor nessa pluralidade de discursos, não de maneira neutra e acadêmica, mas pastoral e crítica”, afirmam.

Muito bem elaborado, este texto evolui com facilidade, revelando a cada passagem o comprometimento e o cuidado dos autores ao realizarem tal pesquisa, pautada na importância da pessoa de Jesus, incapaz de ser esgotada por qualquer literatura.

“Assumimos com seriedade a posição de São Paulo, que nos fala que Jesus poderia ter andado de maneira divina entre nós, mas não o quis. Preferiu escolher a forma de servo, renunciando a toda condição divina de proceder, aparecendo como qualquer homem (Fl 2,6-7). E sob essa perspectiva bem humana, humilde e pobre de Jesus, entendida na tradição cristã continuada até os tempos modernos, nos defrontaremos com as diversas linguagens sobre ele”, concluem.

Linguagens sobre Jesus – As linguagens tradicional, neotradicional pós-moderna, carismática, espírita e neopentecostal (vol. 1) pertence à coleção Temas Bíblicos e dá início a uma série com a proposta de ajudar o leitor a compreender os inúmeros discursos a respeito de Cristo. A publicação do volume 2, cujo título é Linguagens sobre Jesus – Linguagens narrativa e exegética moderna, está prevista ainda para este ano.

João Batista Libanio é padre jesuíta, escritor e teólogo. Ensina na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, e é vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte. 

Carlos Alberto Motta Cunha é de tradição protestante, doutorando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e integrante do grupo de pesquisa Fé e Contemporaneidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).