Como ler o Evangelho e não perder a fé | Paulus Editora

Releases

17/08/2023

Como ler o Evangelho e não perder a fé

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Como ler o Evangelho e não perder a fé
Autor: Alberto Maggi
Coleção: Bíblia hoje
Acabamento: Brochura
Dimensões (A x C): 21,00 x 13,50
Páginas: 192
Área de interesse: Bíblia, Exegese, Pastoral

Título da coleção “Bíblia hoje” reúne artigos do renomado biblista Alberto Maggi

A partir de uma série de reflexões voltadas para os crentes e não crentes, a PAULUS Editora publica o livro “Como ler o Evangelho e não perder a fé”, escrito pelo biblista italiano Alberto Maggi. Trata-se de uma reunião de artigos, reordenados e revistos, publicados na revista Rocca, na seção “Come leggere il Vangelo senza perdere la fede”.

O volume deseja revelar as riquezas ocultas trazidas pela Palavra de Deus através de exemplos práticos e acessíveis a todos os públicos, tanto os que têm mais intimidade com a Palavra de Deus como os que têm pouca proximidade com os textos sagrados.

De acordo com o autor, esta obra busca responder aos diversos questionamentos que os “não crentes” fazem ao aproximarem-se dos textos dos Evangelhos e, aos “crentes”, relevar as riquezas ocultas em textos tão importantes para a vida do cristão. O livro é organizado em 20 capítulos e oferece ainda um apêndice, glossário, bibliografia e lista com os principais trechos evangélicos comentados.

Na visão de Maggi, na maioria das vezes, muitos questionamentos surgem pois não é considerado que se está diante da tradução de um texto transmitido há dois mil anos, numa língua praticamente morta, e com imagens brotadas de uma cultura oriental muito diferente da ocidental. De maneira pastoral, o biblista esclarece e exemplifica algumas destas imagens. “Quando se lê o Evangelho, é necessário distinguir entre o que o autor deseja comunicar e como o expressa”, orienta o especialista. 

A publicação destaca que muitas passagens, quando lidas ao pé da letra, são um desafio ao bom senso, conduzindo a pessoa num círculo vicioso, “não pode compreender o Evangelho porque não tem aquela fé que lhe pode vir somente do conhecimento do Evangelho”, destaca Maggi. 

O livro, que faz parte da coleção “Bíblia hoje”, conduz o leitor numa compreensão sobre as expressões, contexto histórico e social, interpretações e diferenças na tradução das Sagradas Escrituras. A obra é indicada para todos os interessados por uma leitura introdutória ao Evangelho e também aos estudantes de teologia, catequistas e outros que desejam aprofundar seu conhecimento na Palavra de Deus. 

Alberto Maggi é frade da Ordem dos Servos de Maria, é teólogo e biblista. Estudou nas Pontifícias Faculdades Teológicas Marianum e Gregoriana, em Roma, e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. Fundou e dirige o Centro de Estudos Bíblicos “G. Vannucci”, em Montefano (Itália), onde se dedica à divulgação das Sagradas Escrituras e onde se ocupou da tradução e do comentário dos Evangelhos de João e de Mateus, junto com Ricardo Perez. Escreve para a revista Rocca e apresentou pela Rádio Vaticano o programa “La Buona Notizia e per tutti!” (A Boa-nova é para todos!). Pela PAULUS Editora no Brasil, foram publicadas suas obras “A loucura de Deus: o Cristo de João” e “Jesus, hebreu por parte de mãe: o Cristo de Mateus”.