Com linguagem simples, livro discute as relações entre a filosofia e a neurociência | Paulus Editora

Releases

10/05/2012

Com linguagem simples, livro discute as relações entre a filosofia e a neurociência

Por adm

Título: Filosofia do cérebro
Autor: João de Fernandes Teixeira
Coleção: Como Ler Filosofia
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 96
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

A reflexão sobre a neurociência e seus fundamentos ainda é pouco explorada no Brasil. Pensando nos desafios que ainda há pela frente neste campo de estudo, João de Fernandes Teixeira, um dos pioneiros na filosofia da mente no nosso país, produziu seu novo trabalho: Filosofia do cérebro.

O título, publicado pela PAULUS, trata, de forma simples e didática, das novas relações mútuas existentes entre a filosofia e a neurociência nos dias de hoje. “Um dos maiores filósofos da neurociência na atualidade, Carl. F. Craver, escreveu que, se a neurociência explicar o mistério da consciência, a ilusão do livre-arbítrio e o funcionamento da memória humana, mudaremos nossa autoimagem tão radicalmente como quando Copérnico nos tirou do centro do universo. Será que Craver está certo?”, indaga o autor no prefácio.

A partir dessa pergunta, Teixeira discorre sobre a trajetória da neurociência e as ambições científicas atuais. Cada vez mais abrangentes, elas se expandiram também para a filosofia, fazendo surgir uma nova disciplina: a “neurofilosofia”, a qual aposta que outras questões, além do problema mente-cérebro, poderão ser solucionadas pela neurociência em um futuro próximo, como as de ordem ética.

O autor também ressalta: definir o cérebro é o principal problema da neurociência. Dessa forma, ele cita ideias de alguns estudiosos no assunto para, finalmente, expor o seu pensamento. Teixeira faz uso de um conceito da teoria da computação, numa típica abordagem da filosofia da mente na qual ciência e filosofia se mesclam.

“Insisto que são os aspectos quantitativos do problema mente-cérebro, os números do cérebro, que impedem sua solução. Em outras palavras, estamos perguntando se o cérebro pode fornecer uma descrição completa de si mesmo, e se, a partir de tal descrição, poderemos desvendar se mente e cérebro são, de fato, a mesma coisa”, afirma.

No transcorrer das páginas, o leitor encontrará boxes com informações complementares, indicações de leitura e excelente conclusão, além de questionamentos ao final de cada capítulo, os quais servem para incentivar as discussões e o aprofundamento na temática abordada.

Filosofia do cérebro pertence à coleção Como Ler Filosofia, cuja proposta editorial é auxiliar todos aqueles que se interessam por essa fantástica disciplina. Entre os títulos da série estão Como ler a filosofia da mente e Inteligência artificial, ambos de autoria de João de Fernandes Teixeira.

João de Fernandes Teixeira é um dos pioneiros da filosofia da mente no Brasil. Bacharel em Filosofia pela USP e mestre em Filosofia da ciência pela UNICAMP, é também PhD pela University of Essex, na Inglaterra. Fez pós-doutorado em Filosofia da Mente nos Estados Unidos, sob orientação de Daniel Dennet. É pesquisador do CNPq e professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Publicou vários livros na área de filosofia da mente e ciência cognitiva.