Com linguagem simples, livro da PAULUS trata sobre os primeiros filósofos | Paulus Editora

Releases

14/05/2012

Com linguagem simples, livro da PAULUS trata sobre os primeiros filósofos

Por adm

Título: Como ler os pré-socráticos
Autora: Cristina de Souza Agostini
Coleção: Como Ler Filosofia
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 64
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Oferecer ao leitor não especializado em filosofia uma introdução sobre os pré-socráticos é a proposta de Cristina de Souza Agostini, doutoranda em Filosofia pela USP, em seu novo trabalho: Como ler os pré-socráticos, da coleção Como Ler Filosofia.
Dividido em cinco capítulos, o título é a mais recente publicação da série, cujo objetivo é abordar temas importantes dessa disciplina de forma didática e acessível.

Primeiramente, a autora discorre sobre as narrativas homéricas, mostrando de que modo o saber mítico se elabora e se constitui como fonte indispensável para o surgimento da filosofia.  Cristina também discute por que os pré-socráticos tradicionalmente são ligados às pesquisas naturais e de que forma tais trabalhos divergem do conhecimento mítico tradicional. Desse modo, a fim de estabelecer um campo de assimilação e pensar ao leitor, o terceiro capítulo aborda a oposição entre o mito e a filosofia.

“A intenção é considerar em que consiste a racionalidade do mito e a racionalidade filosófica, mostrando que, talvez, possamos encontrar mais pontos de convergência do que de distanciamento entre elas, e que ambas são indispensáveis para a constituição do saber humano”, explica a autora.

Em seguida, a obra analisa o legado deixado pelos pré-socráticos, fazendo um paralelo com os desafios da contemporaneidade. O leitor ainda encontrará conclusão, gráficos, tabelas, boxes e figuras que facilitam o entendimento. Outro auxílio são a bibliografia e as indicações de textos, subsídios concebidos para aprofundar as questões abordadas.

Como ler os pré-socráticos propõe séria reflexão sobre o que é a filosofia, as discussões incentivadas e a sua presença no nosso cotidiano, levando em consideração as ideias dos primeiros filósofos e o modo como eles ainda são retomados na atualidade.

Cristina de Souza Agostini possui graduação, licenciatura e mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, realizando atualmente o doutorado em Filosofia pela mesma universidade. Tem experiência, como professora, nos quadros dos Ensinos Fundamental, Médio e Universitário.