Chega às livrarias a Exortação apostólica de Papa Francisco | Paulus Editora

Releases

04/12/2013

Chega às livrarias a Exortação apostólica de Papa Francisco

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual
Autor: Papa Francisco
Acabamento: Brochura
Coeditor: Loyola
Páginas: 168
Formato: 14 cm x 21 cm
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia

“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”

Com o lançamento do primeiro documento integralmente de seu pontificado –  Exortação apostólica Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual – Papa Francisco dirige-se aos fiéis cristãos a fim de convidá-los para uma nova etapa evangelizadora e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.

Na obra, lançada pela PAULUS em coedição com Edições Loyola, Papa Francisco, que completa nove meses de Pontificado, pautado no Evangelho, faz um apanhado de todos os seus pronunciamentos desde que foi eleito no conclave em 13 de março deste ano.

No documento, o Papa fala sobre a transformação missionária da Igreja, aborda a crise do compromisso comunitário, a dimensão social da evangelização e, neste último tema, mostra suas preocupações, precisamente porque, segundo ele, se esta dimensão social não for devidamente explicitada, corre-se o risco de desfigurar o sentido autêntico e integral da missão evangelizadora.

Porém, Papa Francisco explica que os temas relacionados à evangelização no mundo atual, que se poderiam desenvolver neste documento, são inumeráveis. No entanto, ele renunciou a tratar detalhadamente esta multiplicidade de questões, que devem ser objeto de estudo e aprofundamento cuidadoso. O Pontífice ressalta que não se deve esperar do magistério papal uma palavra definitiva ou completa sobre todas as questões que dizem respeito à Igreja e ao mundo.

“Não convém que o Papa substitua os episcopados locais no discernimento de todas as problemáticas que sobressaem nos seus territórios. Neste sentido, sinto a necessidade de proceder a uma salutar ‘descentralização’”, afirma Francisco.