Atos de Paulo | Paulus Editora

Releases

14/02/2022

Atos de Paulo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Atos de Paulo
Autor: Paulo Augusto de Souza Nogueira
Coleção: Apocrypha
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 88
Área de interesse: Bíblica

Obra da coleção “Apocrypha” reúne relatos da vida e missão do apóstolo Paulo preservados na memória das primeiras comunidades cristãs

Lançado pela PAULUS Editora e escrito pelo coordenador da coleção “Apocrypha”, o professor Paulo Augusto de Souza Nogueira, o livro “Atos de Paulo” traz ao público uma série de narrativas sobre a vida e missão do apóstolo Paulo. Os textos surgem acompanhados de uma carta (a chamada terceira carta de Paulo aos Coríntios), todos redigidos entre o segundo e terceiro século da era cristã. Os presentes registros narram as atividades missionárias de Paulo em várias regiões do Mediterrâneo, seguidas de seu martírio em Roma.

Entre os relatos, há descrições de como o apóstolo dos gentios era imaginado pelas primeiras comunidades cristãs. De acordo com a publicação, Paulo ficou conhecido como um missionário e um destemido pregador, além de ser também visto como um milagreiro, com poder de ressuscitar os mortos. Na visão dos cristãos, o apóstolo é um missionário fiel e corajoso, que não hesita em dar seu testemunho de fé diante de autoridades locais, de modo peculiar, diante do próprio imperador romano, Nero.

Nesta perspectiva, os textos deste livro buscam apresentar um testemunho vivo da imaginação narrativa, das devoções e ideais religiosas do cristianismo popular que as comunidades cristãs mantinham em relação ao apóstolo. As narrações são povoadas por viagens, provações, livramentos, milagres diversos, animais falantes, pregações e uma terceira carta aos Coríntios.

Para nortear o estudo e apresentação dos textos apócrifos, o livro está organizado em duas partes: a primeira parte indica a importância do leitor se aproximar dos “Atos de Paulo” como fonte de experiências diversas, com destaque para o anúncio do Evangelho e a criação de novas comunidades cristãs. Já a segunda parte, intitulada “Atos de Paulo”, traz os relatos da conversão do apóstolo e estadia em Damasco, estendendo-se para suas peregrinações até chegar às narrações sobre o seu martírio em Roma.

Para o autor Paulo Nogueira, “Atos de Paulo” é considerado um dos mais populares entre os Atos apócrifos. Segundo ele, estas narrativas geraram arte e outras literaturas importantes que, por sua vez, eram lembradas em reuniões comunitárias e festas dedicadas à memória do apóstolo. Entre os escritos estão: Os Atos de Paulo e Tecla, a Carta dos Coríntios a Paulo, a Terceira carta aos Coríntios e o Martírio de Paulo em Roma.

Nos textos inseridos em “Atos de Paulo”, destaca-se a narrativa sobre Tecla, a jovem discípula que teria acompanhado Paulo em suas viagens e como consequência também foi submetida ao martírio. Por fim, esta obra revela as histórias que foram sendo agregadas a figura de Paulo nos séculos II e IV. Revelações que inspiram os leitores e todos aqueles que anseiam aprofundar os estudos sobre o apóstolo de Cristo.

Paulo Augusto de Souza Nogueira é professor da pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-Campinas e estuda apocalíptica, narrativa e religiosidade popular no cristianismo primitivo. É autor das obras: “Narrativa e cultura popular no cristianismo primitivo” e “Religião e poder no cristianismo primitivo”, ambas publicadas pela PAULUS Editora.