Releases

06/06/2018

Aprofundamento da fé: Tempo de Cultivar

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Aprofundamento da fé: Tempo de Cultivar
Autor (a): Província Eclesiástica de Pouso Alegre
Coleção: Viver em Cristo
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 288
Área de interesse: Catequese

Coleção traz encontros e formações para a iniciação cristã com os adultos

“Na boca do catequista volta a ressoar sempre o primeiro anúncio: Jesus Cristo ama-te, deu sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar”. Papa Francisco

A PAULUS Editora lança Aprofundamento da fé: Tempo de Cultivar: Iniciação Cristã com Adultos, de Inspiração Catecumenal e Cartas da Iniciação Cristã com Adultos, elaborados pela Província Eclesiástica de Pouso Alegre-MG. Trata-se de dois livros complementares, além do livro guia para o processo de formação, o catequista terá em mãos o Livro das Cartas, que poderão ser entregues ao iniciando a cada encontro, assumindo uma dimensão de transmissão de um “testamento” de fé, em nome da Igreja.

Os livros, escritos em linguagem simples e acessível, fazem parte da Coleção Viver em Cristo, ambos destinam-se à catequese com adultos. Segundo os autores, os temas foram pensados em virtude da urgência da Igreja repensar os seus itinerários catequéticos, sobretudo com os adultos, para que o aprofundamento da fé pudesse desenvolver nos catequizandos a mística do discípulo missionário de Jesus Cristo.

De forma dinâmica e interativa, em todos os livros da coleção, o catequista encontrará pistas para a preparação dos encontros, desde o ambiente, até o estudo e aprofundamento dos temas bíblicos sugeridos. Além disso, o conteúdo oferece diversas celebrações inspiradas no Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) para os momentos mais significativos da iniciação cristã.

Partindo dessa ideia, de que a fé deve ser vivida em comunidade e anunciada na missão, o primeiro livro orienta aos catequistas e formadores, que a fé precisa ser compartilhada, testemunhada e anunciada. O volume está dividido em quatro ciclos: ciclo da fé conhecida; ciclo da fé celebrada; ciclo da fé vivida e ciclo da fé cultivada na oração. Para os autores, a obra está destinada ao cultivo e aprofundamento da fé, à consolidação da conversão, à adesão à pessoa de Jesus Cristo, à maior inserção na comunidade eclesial e à prática da caridade cristã e da ação missionária.

Em Aprofundamento da fé: Tempo de Cultivar, é importante ressaltar que os encontros são baseados nos domingos litúrgicos dos anos A, B e C, aprofundando os temas da catequese à luz da Palavra de Deus e da celebração litúrgica do Mistério Pascal. O conteúdo trata de um período mais longo do itinerário, que segue do Pentecostes ao início da Quaresma do ano seguinte. Já no Livro das Cartas, estão presentes todos os encontros do primeiro livro, com opção de destaque dos temas, para o acompanhando do catequizando.

O traballho é fruto de muito estudo e reflexão, sobretudo da vivência dos organizadores, apaixonados pelo anúncio do Reino de Deus e pela catequese. Em suma, nos volumes, o leitor encontrará temas da espiritualidade bíblica, profundidade das vivências mistagógicas e celebrativas, ensinamentos de Jesus e da Igreja. Os encontros buscam contemplar às múltiplas realidades dos adultos na comunidade.

Nesta perspectiva, a proposta pretende ajudar o iniciando a ser discípulo missionário, assumindo o jeito de se viver o Evangelho na Igreja, a partir de sua tradição viva e da formulação da fé. Os autores lembram que é imprescindível que se faça ecoar a mensagem transmitida pela Igreja, não como doutrinação, mas como iluminação de uma experiência de interação de fé e vida.