A partir de ampla pesquisa, autor analisa o tema “sofrimento” nas filosofias de Nietzsche e Pascal | Paulus Editora

Releases

29/05/2012

A partir de ampla pesquisa, autor analisa o tema “sofrimento” nas filosofias de Nietzsche e Pascal

Por adm

Título: O sofrimento como redenção de si – Doença e vida nas filosofias de Nietzsche e Pascal
Autor: Thiago Calçado
Coleção: Filosofia em Questão
Acabamento: Brochura
Formato: 12 cm x 18 cm
Páginas: 192
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

O sofrimento proporciona ao ser humano um encontro com a finitude em seu lugar mais íntimo. Na ausência, uma presença se constrói. Nos limites que são apresentados por ele, cada pessoa é chamada a se afirmar numa proposta única em relação à vida, libertando-a de toda redução exterior. Trata-se de se descobrir e não se render à dor.
Neste sentido, os percursos trilhados por Nietzsche e Pascal em suas experiências de sofrimento se cruzam e oferecem a cada ser humano a possibilidade de adentrar o seu íntimo e reconstruir a vida, pouco a pouco.  Esse é o tema de O sofrimento como redenção de si – Doença e vida nas filosofias de Nietzsche e Pascal, lançamento da PAULUS.

O autor, Thiago Calçado, mestre em Filosofia Contemporânea, debruça-se sobre o assunto e suscita profundas reflexões a partir desses dois pensadores, distintos e contrários em diversos aspectos. “Não obstante a diferença de época e de contexto filosófico dos dois, nota-se uma distância tremenda a ser considerada no que diz respeito às suas compreensões quanto à religião. Todavia, o fato de esses autores se disporem, à primeira vista, de maneira tão contrária no que diz respeito às suas crenças e intenções não invalida uma análise comparativa no tocante a outros temas de suas filosofias”, explica o autor.

O “sofrimento” foi o objeto escolhido para ser o ponto de contato entre as duas ideias neste trabalho, cujo foco volta-se para o estudo das implicações físicas, emocionais e relacionais propiciadas pela enfermidade às vidas e ao pensamento dos filósofos.

Dividida em três capítulos e com linguagem acessível, a obra apresenta a análise da compreensão nietzschiana do sofrimento e, em seguida, a pascaliana. Foi escolhido esse método, que inverte a ordem cronológica, por se julgar interessante levantar os conceitos de afirmação de si, de amor ao destino inicialmente em Nietzsche e investigar se estes podem ser verificados em Pascal.

“Assim, sugere-se, paradoxalmente, que o fato de apenas Nietzsche ter lido e conhecido Pascal, e não vice-versa, não impede que se estabeleça uma relação interessante entre suas filosofias”, conclui o autor.

O sofrimento como redenção de si – Doença e vida nas filosofias de Nietzsche e Pascal pertence à coleção Filosofia em Questão, cujo objetivo é tratar de assuntos importantes para os estudos da disciplina. A série possui outros cinco títulos: Introdução a Ricoeur, Nietzsche: Para uma crítica à ciência, Pensar com Emmanuel Levinas, Pitágoras e os pitagóricos e Pensamento ético contemporâneo.

Thiago Calçado é mestre em Filosofia Contemporânea pela UNESP – Marília, graduado em Economia pela Instituição Toledo de Ensino – Presidente Prudente, em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru, e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Belo Horizonte. É professor de Filosofia nas Faculdades João Paulo II, em Marília, e no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.