A oração de Jesus | Paulus Editora

Releases

15/01/2018

A oração de Jesus

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A oração de Jesus
Autor: José Comblin
Coleção: Espiritualidade Bíblica
Acabamento: brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 104
Áreas de interesse: Espiritualidade

Obra da PAULUS reflete sobre as preces pronunciadas por Jesus Cristo

“Poderia existir modelo mais excelente de oração para todos nós do que a oração do Mestre?” É com essa indagação que José Comblin, sacerdote e teólogo renomado, convida o leitor a mergulhar em seu livro A oração de Jesus, lançamento da PAULUS. Para o autor, as orações são capazes de revelar alguns aspectos humanos de Cristo. “A exegese cristã tem por dever insistir nela [na humanidade], porque é justamente essa humanidade que separa o cristianismo de todas as mitologias e religiões inventadas pelos homens”, justifica.

Para apresentar um material claro e organizado, a obra foi dividida em quatro partes, chamadas de meditações. “Mas o que tu queres?”, “Por que me abandonaste?”, “Eu te bendigo, Pai” e “Oração pelo universo” são os títulos que justificam a delimitação do assunto publicado, já que o objetivo deste trabalho não é tratar da oração que Jesus nos ensinou, mas, sim, das preces que o próprio Cristo pronunciou.

No capítulo “Oração pelo universo”, por exemplo, Comblin explica o significado do apelo “Vem, Senhor Jesus”, que não busca a parusia do fim dos tempos, a manifestação individual após a morte de cada cristão, a vinda sacramental nem a vida em estado de graça. “Tudo isso vale, mas não consola o discípulo entristecido em meio à tribulação do mundo. Jesus prometeu reaparecer visivelmente em pessoas e situações concretas. Tanto a História do passado como a experiência do presente mostram que a espera não foi frustrada. A alegria voltou, e o Senhor Jesus veio”, afirma.

Além de analisar os sermões, a obra também faz o leitor refletir sobre como o cristão de hoje compreende essas meditações. Comblin alerta que a sociedade contemporânea está passando por uma fase de “secularização”, ou seja, por uma crise de oração. “Não sairemos da crise pelo apego angustiado a usos e costumes tradicionais ou a formulários de outros tempos, e sim pela volta às origens da oração cristã, pela volta às fontes e ao essencial.”

A oração de Jesus pertence à coleção Espiritualidade Bíblica, que contempla outros três títulos: A liberdade cristã; Jesus, enviado do Pai e O Espírito Santo no mundo, todos escritos por José Comblin, autor de reconhecimento internacional, com mais de 15 títulos publicados pela PAULUS.

José Comblin nasceu em 22 de março de 1923 em Bruxelas, Bélgica. Foi sacerdote e doutor em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Lecionou no Equador, no Chile e no Brasil. Faleceu em 27 de março de 2011, em Simões Filho, Bahia.