A lista de Bergoglio é o novo lançamento da PAULUS | Paulus Editora

Releases

05/12/2013

A lista de Bergoglio é o novo lançamento da PAULUS

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A lista de Bergoglio
Autor: Nello Scavo
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Páginas: 176
Formato: 14 cm x 21 cm
Coedição: PAULUS, Paulinas e Edições Loyola
Área de interesse: Filosofia e ciências humanas

Os que foram salvos por Francisco durante a ditadura
A história jamais contada

A PAULUS lança, nos próximos dias, uma das obras mais esperadas sobre o atual Papa. Trata-se de A lista de Bergoglio, livro reportagem escrito pelo jornalista italiano Nello Scavo, do jornal católico italiano Avvenire. O livro, resultado do intenso trabalho de pesquisas feitas pelo autor, foi lançado na Itália e em Portugal e será traduzido em oito línguas.

A obra retrata a ditadura argentina, quando Papa Francisco, na época sacerdote jesuíta, usou o seu próprio carro para ajudar e acolher no Colégio Máximo, no bairro São Miguel, perseguidos; ex-estudantes, seminaristas, catequistas e fugitivos à malha da repressão militar.

Estas pessoas relatam testemunhos emocionantes ao jornalista Nello Scavo. Hoje, todos são profundamente agradecidos a um homem chamado Jorge Mario Bergoglio, em quem encontraram apoio até poucos meses antes da sua eleição como romano pontífice.

O prefácio da obra foi escrito por Alfonso Pérez Esquivel, que em 1980 ganhou o Prêmio Nobel da Paz por sua defesa dos direitos humanos na Argentina. Ele foi um dos primeiros que testemunhou a favor do Papa. “Num encontro que tive com o Papa Francisco, conversamos sobre direitos humanos, e foi então que pronunciou esta frase: ‘É preciso continuar a trabalhar pela Verdade, pela Justiça e pela Reparação do estrago causado pelas ditaduras’”.

A carta inédita escrita por Bergoglio à família do Padre Franz Jalics, um dos dois jesuítas sequestrados e torturados na Escola Superior de Mecânica da Armada (ESMA), também é mencionada no livro, além do encontro de Bergoglio com o almirante Emilio Eduardo Massera, para pedir a libertação imediata dos dois jesuítas detidos.

A obra, lançada em coedição com Edições Loyola e Paulinas, traz relatos de Gonzalo Mosca, sindicalista perseguido por duas ditaduras; padre Francisco Jalics, Padre José-Luis Caravias; Alícia Oliveira; Alfredo Somoza; Martínez Ossola; Sérgio e Ana Gobulin, catequistas; entre outros. Além disso, o livro traz páginas do interrogatório de 2010, do então cardeal Bergoglio, no Processo Esma (Escola Superior de Mecânica da Marinha, local onde dissidentes foram torturados e mortos).

 

Mais informações:

Angélica Feliciano
Assessoria de Imprensa
Depto. Marketing
[email protected]
(11) 5087-3734 /(11) 98986-9733
Rua Francisco Cruz, 229 – Vila Mariana