Profetas Bíblicos - Zacarias | Paulus Editora

Colunistas

Bíblia

13/10/2015

Profetas Bíblicos – Zacarias

Por Nilo Luza

Zacarias, filho de Baraquias e contemporâneo de Ageu, profetizou por volta de 520-510 AC. Certamente foi influenciado por Ezequiel. Provavelmente era sacerdote-profeta e preocupou-se com a reconstrução do templo e da organização da comunidade, que acaba de regressar do exílio babilônico.

O livro de Zacarias, como o temos hoje, é fruto de uma longa história.

Como muitos outros escritos proféticos, Zacarias também teve vários redatores. Os capítulos 9-14 não são autênticos e foram acrescentados muitos anos depois. Podemos dividir o livro em três grandes partes: capítulos 1-8: o autor fala da reconstrução de Jerusalém; capítulos 9-11: apresentam um projeto de esperança e paz; capítulos 12-14: falam do final dos tempos em Jerusalém.

Os capítulos 1-8 são frutos do profeta Zacarias e foram escritos por volta de 520-510 AC. Os exilados que retornam da Babilônia vinham animados com propostas de reconstrução do novo templo. As visões constituem a maior parte desses capítulos.

Os capítulos 9-11 surgem por volta do ano 300 AC, já na época helenista; portanto, contexto bem diferente daquele dos capítulos anteriores. Estamos numa era de disputa entre os generais sucessores de Alexandre. Por isso, guerras e tributos perturbam a vida do povo, que clama por libertação, confiando em Javé, o libertador do êxodo.

Os capítulos 12-14 foram compostos por volta do ano 200 AC, por um grupo de sacerdotes e escribas de Jerusalém, com o objetivo de enfrentar as ameaças dos selêucidas, que pretendiam destruir a organização da comunidade judaica em torno do templo. Os selêucidas, vencendo os ptolomeus, entram com força, impondo a própria cultura e religião à comunidade judaica.

Vendo o livro de Zacarias no seu conjunto, ele trás as amarguras de um povo espezinhado pelos dominadores. A comunidade se questiona se Deus estaria ainda presente ou não em seu meio. Sim Deus continua presente para realizar seu projeto através da comunidade.

O profeta procura reanimar a esperança do povo que passa por grandes dificuldades materiais e dúvidas de fé.

O texto do período grego aponta para o futuro do povo de Deus, anunciando o aparecimento do Messias com três imagens: rei, pastor, sofredor. Essas imagens trazem à lembrança Jesus: montado num jumentinho (rei), bom pastor e morte na cruz (servo sofredor).

nenhum comentário