Profetas Bíblicos - Joel | Paulus Editora

Colunistas

Bíblia

14/12/2015

Profetas Bíblicos – Joel

Por Nilo Luza

Joel foi um profeta pós-exílico de Judá e o livro pode ser situado por volta de 400 AC. Provavelmente o escrito é obra de um único autor. O livro pode ser dividido em duas partes: na primeira temos as invasões de gafanhotos e povos e na segunda descreve a resposta de Javé ao povo mediante realizações escatológicas. Partes unidas pela conformidade entre o apelo do povo e a resposta de Deus.

O povo vive numa situação difícil: a intromissão dos povos estrangeiros, cobranças de altos tributos, o tráfico de escravos, o sustento das instituições teocráticas: o templo, os sacrifícios e o sacerdócio. Sofrendo a injustiça social e a calamidade da natureza, o povo se sente abandonado e castigado pelo próprio Deus.

O profeta tinha fortes vínculos com os sacerdotes do templo, os escribas e os levitas. Pode até ter sido um levita. Por outro lado, revela também profundo conhecimento do povo do campo e tem consciência da situação de vida desse povo.

Diante da situação difícil do povo – invasão dos inimigos com a cobrança dos impostos e as calamidades da natureza –, dá a impressão que Javé está distante do povo e não se interessa mais por ele.

Tanto sofrimento e tanta calamidade eram vistos como castigo de Javé. Se Deus está irado com o povo, este precisa se arrepender daquilo que causa a ira de Deus.

Daí o profeta fazer um forte apelo à conversão, que não se resume em sinais externos de arrependimento. A verdadeira conversão passa pelo coração, lugar das decisões para uma nova prática de vida. Joel convoca todo povo, desde os anciãos até as crianças, a mudar suas atitudes de vida.

Joel parece ter se alimentado muito dos profetas anteriores. Isso, porém, não impediu de forjar seu próprio estilo, com imagens e metáforas originais e próprias, demonstrando certo espírito poético.

Para anunciar o “dia de Javé”, o profeta usa imagens catastróficas, que são vistas como sinal precursor do julgamento final, quando Deus irá se manifestar, principalmente, contra as nações opressoras.

Antes, porém, de chegar o grande dia, Joel anuncia o dom do espírito de Javé a “toda carne”.

O profeta Joel continua incutindo esperança para o povo de hoje. O forte apelo de conversão sempre é atual, conversão no coração e não apenas nas aparências. Marca presença na quarta-feira de cinzas, por ocasião da abertura da quaresma, tempo propício de conversão e mudança de vida. A presença do Espírito que rompe barreiras de gênero, de idade e de classes sociais.

nenhum comentário