PAULUS Editora convida a conhecer e celebrar a memória litúrgica de São Luís Maria Grignion de Montfort | Paulus Editora

Notícias

19/04/2024

PAULUS Editora convida a conhecer e celebrar a memória litúrgica de São Luís Maria Grignion de Montfort

Por Imprensa

Um homem de oração, fé e amor a Jesus Cristo e a Santíssima Virgem Maria.

“Eu não acho que uma pessoa possa ter uma união íntima com Nosso Senhor e uma perfeita fidelidade ao Espírito Santo, se não tiver uma grandíssima união com a Santíssima Virgem”, São Luís Grignion de Montfort.

Celebrado em 28 de abril pela liturgia da Igreja católica, São Luís Maria Grignion de Montfort (1673–1716) continua a inspirar pessoas do mundo inteiro, sobretudo, por meio de seus escritos marianos que ensinam como venerar e amar a Virgem Maria, a santa Mãe de Deus. São Luís é considerado um dos grandes santos da modernidade, seu testemunho de vida arrasta multidões e revela a importância de cultivarmos uma relação também com Nossa Senhora para chegar até o seu Filho Jesus.

Nascido em 31 de janeiro de 1673, em Montfort-La-Cane, pequena cidade na Bretanha, França, em uma família numerosa e profundamente cristã, desde cedo, São Luís guardava em seu coração o desejo de tornar-se um sacerdote para servir a Cristo. Ao receber o sacramento da Crisma, acrescentou em seu nome de batismo o nome de Maria, em devoção à Mãe de Jesus e Montfort em homenagem a sua cidade natal. 

Em 1695, São Luís ingressou no Seminário Menor de SaintSuplice e cinco anos depois, foi ordenado padre. Entre as experiências que marcam sua trajetória rumo à santidade, foi capelão no Hospital Geral da Diocese de Poitiers, onde enfrentou diversas provações e perseguições espirituais. Entretanto, São Luís não parou diante das barreiras e dificuldades da vida, pelo contrário: em 1706, partiu em peregrinação para Roma, a fim de obter a permissão para suas missões de evangelização. Para sua alegria, São Luís recebeu do Papa Clemente XI não só a permissão que desejava, mas o título de “missionário apostólico”. 

Em meados de 1708, o missionário voltou à região de Nantes e apesar das dificuldades que encontrou em seu retorno, ergueu um Calvário como um memorial. São Luís dedicou-se a evangelizar os pobres e sofredores, a cuidar dos doentes e marginalizados através do anúncio da Palavra.

Além disso, Montfort foi fundador das Filhas da Sabedoria (1703) e da Companhia de Maria (1705) e defendeu a doutrina cristã frente aos movimentos hereges. Após uma vida entregue aos planos de Deus sob a intercessão de Maria Santíssima, São Luís realizou a sua páscoa em 28 de abril de 1716, faleceu durante uma missão em Saint-Laurent-sur-Sèvre, aos 43 anos de idade. Por sua vida e missão, foi beatificado em 1888, pelo Papa Leão XIII e canonizado em 1947, pelo Papa Pio XII. São Luís Maria Grignion de Montfort deixou um imenso legado para os fiéis, escritos de espiritualidade inteiramente cristocêntrica e mariana, observados pela Igreja católica como verdadeiros itinerários de santificação para todo povo de Deus.

Para celebrar a memória litúrgica de São Luís, a PAULUS Editora selecionou alguns dos melhores títulos escritos por ele. Trata-se de títulos que permanecem atuais e apresentam caminhos para a busca da santidade, a exemplo de Maria, que aponta sempre em direção a Jesus.

O amor da sabedoria eterna

 

O livro “O amor da sabedoria eterna” medita sobre o tema da sabedoria eterna e a Palavra de Deus como fundamentos da ação evangelizadora e da espiritualidade. Num primeiro momento, a obra foi destinada à Congregação das Filhas da Sabedoria, fundada pelo religioso. Contudo, a publicação deseja situar homens e mulheres de boa vontade no amor pela sabedoria eterna, a partir do conhecimento, reflexão e meditação sobre o amor infinito que Jesus demonstrou por nós, assumindo a forma humana no seio da Virgem Maria ao morrer na cruz pela humanidade. Saiba mais.

 

 

O segredo admirável do Santíssimo Rosário para se converter e se salvar

 

São João Paulo II se refere ao “Segredo admirável do Santíssimo Rosário para se converter e se salvar” como “uma preciosa obra sobre o Rosário” (Rosarium Virginis Mariae, n. 8), na qual São Luís Maria caracteriza o Santo Rosário como oração cristológica que nos leva a meditar os mistérios da vida, paixão,  morte, ressurreição e glória de Nosso Senhor Jesus. Apesar de seu reconhecimento como “obra preciosa”, o livro foi publicado pela primeira vez em 1912, ou seja, quase duzentos anos depois da morte de São Luís Maria Grignion de Montfort, depois de sua beatificação e antes de sua canonização. Saiba mais.

 

O segredo de Maria sobre a escravidão à Santíssima Virgem

 

O Segredo de Maria pode ser considerado uma síntese do “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria”. Escrito no estilo de uma carta de exortação à santidade pela perfeita devoção a Nossa Senhora, tornou-se a segunda obra mais conhecida de São Luís Maria Grignion de Montfort. O propósito inicial de São Luís Maria ao dirigir-se a uma “alma predestinada” é revelar um segredo que ele próprio recebeu do Espírito Santo. O segredo de Maria, portanto, visa ensinar à alma predestinada, e também a nós hoje, uma prática, um método e um caminho de santidade que culminam na verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria. Saiba mais.

 

Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria

 

No livro “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria”, publicado pela PAULUS como parte da coleção “Clássicos do cristianismo”, o leitor encontrará uma apresentação com aspectos da vida de São Luís Maria Grignion de Montfort, a contextualização histórica do Tratado e um apêndice de orações, que são os exercícios espirituais preparatórios para a consagração à Santíssima Virgem Maria. O texto foi escrito por volta do ano 1712 e encontrado nos arquivos dos padres monfortinos em 1842, após ter sido esquecido por mais de um século a fim de se cumprir uma profecia do próprio São Luís de Montfort. Em 1843, foi publicado pela primeira vez. Saiba mais.

 

Obras completas de São Luís Maria Grignion de Montfort

 

Como parte da coleção “Clássicos do Cristianismo”, a PAULUS apresenta a publicação “Obras completas”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Dividida em três partes, o livro apresenta as facetas do santo como escritor espiritual, missionário e fundador. “Temos nas mãos um instrumento muito útil. Lido com atenção, será o nosso grande aliado no caminho da santidade. Levar-nos-á ao encontro de Jesus Cristo, a Sabedoria Eterna, o fim último da vida de São Luís Maria; ajudar-nos-á a entender o papel de Maria Santíssima no projeto de salvação e abrirá o nosso coração aos pobres, os preferidos de Deus”, afirma Padre Luiz Augusto Stefani, smm, superior geral dos Missionários Monfortinos. Saiba mais.