PAULUS Editora celebra a memória de 140 anos do nascimento do Bem-aventurado Tiago Alberione | Paulus Editora

Notícias

04/04/2024

PAULUS Editora celebra a memória de 140 anos do nascimento do Bem-aventurado Tiago Alberione

Por Imprensa

Nesta quinta-feira, 04 de abril, a Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS), em comunhão com todos os seus colaboradores, Padres e Irmãos Paulinos do Brasil e do mundo, unem-se para fazer memória do aniversário natalício do Bem-aventurado Tiago Alberione (1884-1971), o grande apóstolo da comunicação, exímio pregador e comunicador do Evangelho de Cristo, homem simples e corajoso dos novos meios, pai da inovação e fundador de toda a Família Paulina.

Em 4 de abril de 1884, há exatamente 140 anos atrás, em San Lorenzo di Fossano,  uma pequena cidade da Itália, nascia numa família modesta de camponeses – o menino Tiago Alberione, uma criança escolhida pelo céu para a missão única e surpreendente de fazer ecoar a Palavra de Deus às pessoas de diferentes culturas e sedentas de conhecimento e aproximação da Sagrada Escritura.

Fruto da união de Miguel Alberione e Teresa Alloco, o sacerdote do futuro, nasceu em um berço repleto de amor, numa família intensamente cristã que enxergava na fé da Igreja católica os valores essenciais para a vida. Sua família o levou a conhecer a Deus, a Jesus Cristo, Caminho Verdade e Vida, Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos e os testemunhos dos santos e apóstolos que deram a vida pelo anúncio do Evangelho.

Diante desta realidade e, em torno de conhecimentos diários da fé cristã, Tiago Alberione cultivava em seu coração o desejo de tornar cada vez mais conhecida a mensagem do Evangelho aos homens e mulheres, independentemente de suas origens e condições sociais, ele simplesmente acreditou em sua missão que, posteriormente, foi confirmada pelo próprio Deus.

Com 16 anos de idade, Alberione entrou para o Seminário de Alba, onde discerniu com alegria o seu chamado e vocação.  Logo após, na noite da passagem para o século 20, sentiu-se chamado a responder a voz do Mestre Jesus presente na Eucaristia que lhe dirigia o chamado: “Vinde a mim todos”.

Esta noite memorável é narrada pelo próprio Alberione na terceira pessoa: “A noite que separou o século passado do atual foi decisiva para a missão específica e o espírito particular do qual nasceria e viveria seu futuro apostolado”, revelou.

Nos detalhes dos fatos, sua biografia relata que em 31 de dezembro de 1900, Padre Alberione rezava por quatro horas diante do Santíssimo, quando uma “luz especial” veio ao seu encontro, desprendendo-se da Hóstia e a partir daquele momento, ele se sentiu comprometido a fazer alguma coisa para o Senhor e para as pessoas do novo século – surgiu assim, o compromisso de servir à Igreja, pregar o Evangelho a todos os povos, inspirado na vida dedicada ao Cristo pelo Apóstolo Paulo. Assim nasceu a missão do Pe. Tiago Alberione, ordenado sacerdote em 29 de junho de 1907, aos 23 anos.

Entre suas atividades no Seminário de Alba, o “Primeiro Mestre” atuou como Diretor Espiritual dos seminaristas, professor de diversas disciplinas. Também dedicou-se à pregação, catequese e às conferências nas paróquias da diocese local. Em 20 de agosto de 1914,  seguindo os passos do Apóstolo Paulo e sob a intercessão da  Virgem Maria, Padre Alberione deu início à “Família Paulina” com a fundação da Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS).  

Atualmente a Família Paulina é composta por 5 congregações religiosas, 2 institutos de vida secular consagrada para leigos, 1 instituto para casais, 1 instituto dos padres diocesanos e a Associação dos Cooperadores Paulinos. Padre Alberione faleceu aos 87 anos, no dia 26 de novembro de 1971, após inúmeros trabalhos realizados em diferentes formatos e meios possíveis de comunicação de sua época. Foi beatificado por João Paulo II no dia 27 de abril de 2003, em Roma. Tendo sua festa litúrgica celebrada em 26 de novembro.

Conforme cita o autor e jornalista italiano Rosario Carello, na obra “O padre do futuro – Tiago Alberione e o desafio da mudança”, Padre Tiago Alberione entregou à Igreja novos instrumentos para se expressar; utilizando-se de diversos meios para que bilhões de pessoas fossem alcançadas, inclusive, até os dias de hoje. Em plena mudança de século, o mundo pôde encontrar em Alberione respostas frutíferas conforme a proposta do Concílio Vaticano II.  

Segundo Carello, o “Primeiro Mestre”, como era chamado pelos seus, foi o primeiro a interceptar, e, sobretudo, a saber, entrelaçar quatro filões culturais do novo século: o movimento leigo, o movimento feminino, o movimento missionário e a revolução da imprensa.  O autor evidencia nas entrelinhas que foi pelo “SIM” de Alberione que o Evangelho deixou de ser apenas uma voz ouvida nas missas, foi impresso, adquiriu forma física e tornou-se acessível a todos.

No livro “A mão do Senhor está sobre nós”, a  mensagem de Alberione permanece sempre atual “O Senhor vai acendendo luzes à medida que precisamos delas. Não acende todas de uma vez, quando ainda não são necessárias; não desperdiça a luz, mas ilumina sempre no momento oportuno”. Por essa e outras razões, o Beato Padre Tiago Alberione (1884-1971) é considerado pela Igreja católica um dos mais carismáticos e inovadores apóstolos do século XX, sua obra e missão evangelizadora permanece ativa através das atividades sociais e inúmeros trabalhos espalhados por todo o mundo. 

No Brasil, a PAULUS Editora leva adiante a missão de seu fundador no trabalho diário das mais de 35 livrarias presentes em todo o país, pelo trabalho de Assistência Social e pela difusão do conhecimento, promoção e formação humana com a Faculdade PAULUS de Comunicação – FAPCOM, localizada no bairro da Vila Mariana.

Com a memória de seu aniversário natalício, celebra-se também a mensagem de que o Evangelho de Cristo deve ultrapassar fronteiras, medos constantes e as barreiras existenciais. Em cada apostolado, trabalhos realizados em prol da evangelização, do crescimento humano de cada pessoa que tem contato com a Sagrada Escritura e obras da PAULUS, mantém-se vivo o legado do Beato Alberione, que nos ensina a perseverar, a ter fé nos momentos difíceis, a acreditar nas vocações leigas, sacerdotais e religiosas e a crer que vale a pena dar a vida pela missão confiada por Deus. 

Que o bom Deus seja louvado pela vida e missão do Bem-aventurado Tiago Alberione, modelo de cristão, homem que em sua aparência frágil revelou a força de Deus que deseja chegar em muitos corações.