O Padre do Futuro – Tiago Alberione e o desafio da mudança | Paulus Editora

Releases

29/11/2022

O Padre do Futuro – Tiago Alberione e o desafio da mudança

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O Padre do Futuro – Tiago Alberione e o desafio da mudança
Autor: Rosario Carello
Coleção: Modelos de Virtude
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 128
Área de interesse: Pastoral

Obra de Rosario Carello convida o leitor a conhecer a biografia do Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, fundador da Família Paulina

Na obra “O padre do futuro – Tiago Alberione e o desafio da mudança”, o jornalista italiano Rosario Carello convida o leitor a conhecer a biografia do Primeiro Mestre, fundador da Família Paulina. Trata-se da história de um homem que não teve receio da modernidade, num contexto em que a Igreja e o mundo encontravam-se em conflito com uma impetuosa e avassaladora mudança de época. A experiência do Padre Alberione é contada tendo em vista o futuro, em busca do código genético de um carisma que é muito mais atual hoje do que quando nasceu.

Organizada em sete capítulos, a publicação narra de forma cronológica a vida, vocação, inspirações e desafios do Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione. Para o autor, Pe. Alberione é o homem do futuro pois, olhando para ele, é possível interpretar a mudança de época. Também foi o primeiro a interceptar e saber entrelaçar quatro filões culturais do novo século: a revolução da imprensa e os movimentos leigo, feminino e missionário. Para aprofundar o tema, o livro apresenta uma lista de publicações do Pe. Alberione e outras que falam sobre ele e, além disso, oferece um capítulo com fotos de momentos marcantes da vida do Bem-Aventurado.

Para Carello, a mudança de época enfrentada no século XX encontrou no Bem-Aventurado Alberione a resposta de Deus invocada pelos Papas. Conforme relata a obra, a Família Paulina nasce na virada do século, durante um momento de adoração eucarística, quando o Primeiro Mestre tinha apenas 16 anos e estava no seminário de Alba, após ter sido expulso do seminário de Bra, na província de Cuneo. A Família Paulina é composta pela Pia Sociedade de São Paulo (1914), Filhas de São Paulo (1915), Associação dos Cooperadores Paulinos (1917), Pias Discípulas do Divino Mestre (1924), Irmãs de Jesus Bom Pastor (1938), Irmãs de Maria Rainha dos Apóstolos pelas Vocações (1959), Instituto São Gabriel Arcanjo (1960), Instituto Nossa Senhora da Anunciação (1960), Instituto Jesus Sacerdote (1960) e Instituto Santa Família (década de 1990). 

Em “O padre do futuro – Tiago Alberione e o desafio da mudança”, o leitor poderá conhecer mais profundamente a história de vida do fundador da Família Paulina, os desafios enfrentados no início da missão, como a vez em que ele foi parar num tribunal por causa de uma dívida contraída com um fabricante de tijolos no valor de dez mil liras — hoje cerca de 50 mil reais. Entre os relatos, a publicação apresenta a “nota promissória”, chamada posteriormente de pacto, uma oração fruto da natureza mística de Pe. Alberione. “Quando o nosso Padre fala de confiança na Divina Providência, não encontra mais o termo da prédica, ele próprio o diz, as palavras lhe saem inflamadas”, conforme descreve o Bem-aventurado Timóteo Giaccardo, o primeiro sacerdote paulino.

Em suma, esta publicação lançada pela PAULUS Editora oferece ao leitor a oportunidade de conhecer profundamente a jornada de um homem que intuiu como vocação oferecer à Igreja novos meios para se expressar, através da fundação de editoras e jornais, da edição e publicação de livros, da produção de filmes e discos, programas de rádio e TVs, através da tradução da Bíblia Sagrada e da difusão da Palavra de Deus, uma missão que ainda hoje ressoa e produz muitos frutos. “A máquina impressora, o microfone, a tela são nosso púlpito; a tipografia, a sala de produção, de projeção e de transmissão são nossa igreja. A nova forma de missão não é assunto para amadores, mas para verdadeiros apóstolos. Faz-se necessária uma linguagem acessível ao povo: não basta uma ciência medíocre, ao contrário, é necessária uma ciência maior e a capacidade específica para comunicá-la a todos com clareza”, afirma o Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione sobre a missão da Família Paulina.

Rosario Carello nasceu em 1973, em Catanzaro, Itália. É jornalista da Radiotelevisione Italiana (RAI) e, por muitos anos, foi roteirista e apresentador do programa televisivo “À sua imagem”. Publicou diversas obras pela PAULUS da Itália. Escreve no blog http://www.rosariocarello.it/