Obras revelam a importância do acolhimento aos migrantes e refugiados | Paulus Editora

Notícias

25/09/2024

Obras revelam a importância do acolhimento aos migrantes e refugiados

Por Imprensa

 

Em 29 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, data instituída pela Igreja em 1914, com o objetivo de promover uma reflexão sobre o tema.

Em mensagem divulgada no dia 3 de junho, o Papa Francisco apresentou o tema: “Deus caminha com seu povo!” para iluminar a vivência da data com a Igreja de todo o mundo.

“Muitos migrantes fazem a experiência de Deus companheiro de viagem, guia e âncora de salvação. Confiam-se-lhe antes de partir, e recorrem a Ele em situações de necessidade. N’Ele procuram consolação nos momentos de desânimo. Graças a Ele, há bons samaritanos ao longo da estrada. Na oração, confiam a Ele as suas esperanças. Quantas bíblias, evangelhos, livros de orações e terços acompanham os migrantes nas suas viagens através dos desertos, rios e mares e das fronteiras de cada continente!”, escreveu o Pontífice.

Em comunhão com a Igreja e solidária a todas as pessoas que vivem nesta realidade, a PAULUS propõe reflexões acerca do tema. Para esta data, a Editora indica a leitura de algumas obras que abordam a temática dos refugiados e a importância do acolhimento, convivência, empatia e o amor mútuo que vence o ódio, ultrapassa fronteiras, divisões e preconceitos. Confira:

O Santo dos migrantes – João Batista Scalabrini

A PAULUS apresenta a obra “O Santo dos migrantes – João Batista Scalabrini”, organizada por Graziano Battistella, do Instituto Histórico Scalabriniano, com tradução de Alfredo José Gonçalves e Mario Zambiazi. Esta publicação foi escrita a partir dos registros do italiano Mario Francesconi sobre Scalabrini e tem por objetivo recordar o 25º aniversário da beatificação do santo dos migrantes. Saiba mais.

 

 

 

 

 

 

Travessias

O livro “Travessias”, escrito por Dílvia Ludvichak e ilustrado por Marilia Pirillo, conta a história da pequena Stela, uma menina que percebe o mundo com o olhar inocente de uma criança e que vive numa terra desconhecida que não é de sua origem. A autora convida os leitores a refletirem acerca das questões existenciais e sobre as necessidades dos refugiados no mundo, de modo especial, a respeito de como as crianças refugiadas no Brasil são acolhidas, sobretudo, no ambiente escolar. Saiba mais.

 

 

 

O quintal de Aladim

A obra infantil “O quintal de Aladim” introduz ao universo infantil, de forma leve e poética, a questão dos refugiados. Ilustrado por Simone Matias, o livro de Andréa Avelar conta a história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chegaram ao Brasil de navio, fugindo da guerra na Síria. O personagem passa por muitas mudanças: novo idioma, novos amigos, cheiros, sabores. Valores como amizade, respeito e aceitação social são trabalhados na narrativa. Saiba mais.

 

 

 

 

O trem e outras histórias

Uma infância roubada, o medo e a solidão que o “avesso” deste mundo nos provoca, os estilhaços da violência que ameaçam arrancar o que temos de mais precioso… Nenhuma criança nasce para sofrer. Contudo, a vida traz consigo desenhos e cores de outras histórias que se somam à história de cada um. A obra “O trem e outras histórias” apresenta três narrativas que tocam a dimensão do fantástico e buscam, com isso, despertar no leitor a reflexão sobre aquilo que deveria ser essencial na vida de cada pessoa. Saiba mais.