Travessias | Paulus Editora

Releases

06/09/2022

Travessias

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Travessias
Autor (a): Dílvia Ludvichak
Ilustrações: Marilia Pirillo
Acabamento: Brochura
Coleção: Saber cuidar
Formato: 21 (larg) x 27, 5 (alt)
Páginas: 40
Área de interesse: Literatura Infantojuvenil

Obra infantojuvenil reflete sobre as necessidades das crianças refugiadas e sua relação com as questões existenciais. 

“O importante não é a casa onde moramos. Mas onde, em nós, mora a casa.” (Mia Couto)

A PAULUS Editora apresenta ao público a nova obra da coleção “Saber cuidar”, o livro “Travessias”, escrito por Dílvia Ludvichak e ilustrado por Marilia Pirillo. Por meio da história da pequena Stela, uma menina que percebe o mundo com o olhar inocente de uma criança e que vive numa terra desconhecida que não é de sua origem, a autora convida os leitores a refletirem acerca das questões existenciais e sobre as necessidades dos refugiados no mundo, de modo especial, a respeito de como as crianças refugiadas no Brasil são acolhidas, sobretudo, no ambiente escolar.

Com linguagem lúdica, criativa e repleta de imaginação, a obra conta a história de Stela, em sua condição de filha numa família de refugiados. Além dessa realidade, o enredo desperta a curiosidade dos leitores ao narrar as características individuais que se revelam por meio das impressões e reflexões observadas por Stela.

Em “Travessias”, a autora chama atenção para a situação de milhares de crianças refugiadas com suas famílias pelo mundo, vítimas das guerras e das misérias do mundo que, em sua maioria, são eternizadas e interiorizadas pelas crianças, quando não bem abordadas e esclarecidas pelos adultos. Nesta publicação, Dílvia coloca na voz e na vida de Stela as necessidades de tantas crianças e também dos adultos que muitas vezes não conseguem se encontrar no local onde ocupam.

Segundo Dílvia, a menina Stela não apenas aponta as questões externas de que é vítima, mas fala das inquietações e dos medos internos. Assim como a história de Stela, há inúmeros registros de diferentes infâncias e múltiplas situações que envolvem cenários, palavras, acontecimentos em família, situações de convivência, acolhimento, sentimentos, condições e relações sociais que nem sempre são apropriadas e preparadas para o seu protagonista.

“Stela não é só uma refugiada, mas uma menina em processo de crescimento e, ela também está tentando ocupar esse espaço que é a casa das relações do corpo, da família e do local onde ela vive. Travessias é sobre se sentir inteiro e de verdade em nosso próprio lugar”, afirma a autora.

Neste caminho de descobertas, o livro “Travessias” propõe pensar sobre as experiências das travessias vividas ao longo da vida em diversas realidades. Segundo a obra, essas situações boas ou não tão boas, devem ser abordadas com o objetivo de possibilitar as crianças refletir sobre os acontecimentos do cotidiano. Para a autora, ao tratar dos temas citados é possível preparar os pequenos para atravessá-los com coragem e serenidade, cada momento da vida.

Esta obra é indicada para os pequenos e grandes leitores que apostam na educação, formação e incentivo à leitura. De modo especial, é direcionada para alunos do Fundamental II e também poderá ser utilizada por terapeutas, pedagogos e todos que trabalham de forma individualizada com as crianças. Este conteúdo dialoga com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Conhecimento; Empatia e cooperação; Pensamento científico, crítico e criativo; Autoconhecimento e autocuidado; Trabalho e projeto de vida.

Dílvia Ludvichak é natural de Lages, SC. É jornalista, especialista em Literatura, Religião e Cultura. É mestra em Ciências da Religião. É autora de livros infantojuvenis e há mais de 20 anos atua no mercado editorial. Atualmente é editora do Departamento Editorial da PAULUS.

Marilia Pirillo é gaúcha de Porto Alegre, escritora e ilustradora, especialista em literatura infantil e juvenil. Estudou artes plásticas, formou-se em Publicidade e Propaganda e iniciou a carreira trabalhando com projeto gráfico, editoração e ilustração publicitária e editorial. Em 1995, ilustrou seus primeiros livros de literatura e não parou mais, somando, atualmente, mais de 80 títulos publicados com suas ilustrações. Marilia também ilustra livros didáticos, cartilhas, material de apoio educacional e encartes com conteúdo para crianças. Em 2004, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive, e, em 2008, publicou seu primeiro livro juvenil. Tem, hoje, doze títulos publicados como escritora.