Obras para conhecer e aprofundar o pensamento de São Tomás de Aquino | Paulus Editora

Notícias

17/01/2022

Obras para conhecer e aprofundar o pensamento de São Tomás de Aquino

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Em 28 de janeiro, a Igreja celebra a memória de São Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja. Conforme nos recorda a liturgia do dia – presente na “Liturgia Diária” publicada pela PAULUS Editora, São Tomás de Aquino era um homem silencioso, humilde e de profunda vida espiritual, fez da ciência e do estudo o caminho de sua santificação.

Tomás de Aquino nasceu em 1225 na Itália e lá faleceu em 1274. De origem nobre, ele entrou para a Ordem dos Dominicanos. Foi professor de teologia, filosofia e outras ciências nas melhores universidades de sua época, sendo considerado um grande intelectual. Além disso, exerceu com fervor a caridade e dedicou-se inteiramente aos estudos dos Livros Sagrados. Escreveu a Suma Teológica, um compêndio bastante conhecido que traz as mais belas expressões do seu ensinamento. Dentre suas produções, destacam-se os estudos sagrados, poesias, cantos e hinos que, ultrapassam os séculos e contribuem para a formação teológica, filosófica e espiritual de inúmeros cristãos ao redor do mundo.

São Tomás deixou um grande legado para Igreja ao publicar obras importantíssimas, frutos de seus estudos solitários. Seus escritos são considerados monumentos de filosofia e teologia católica. No dia 28 de janeiro do ano de 1567, o papa São Pio o nomeou  “doutor da Igreja”, e, logo após, passou também a ser chamado de “doutor angélico” pelos clérigos. Em toda a sua obra filosófica e teológica, São Tomás de Aquino destaca-se por sua inteligência, estudo e oração; sendo ainda a base dos estudos para aqueles que desejam dedicar-se a vida consagrada e religiosa. Para celebrar a data, a PAULUS indica algumas obras que retratam a caminhada do grande doutor e filosofo da Igreja. Confira!

Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino

O livro “Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino Vol. I”, escrito pelo frade maltês Gerard M. Paris, O.P. (1893-1973), apresenta ao público um resumo e análises dos textos da Suma Teológica de São Tomás de Aquino. A presente obra foi traduzida para o português do original “Synopsis Totius Summae Theologicae S. Thomae”, por Frei João Alves Basílio, O.P. (1929-2018). Este volume apresenta uma breve biografia de São Tomas de Aquino e a primeira parte da Suma Teológica com 119 questões dividida nas seguintes seções: Natureza divina; Atividade divina; A criação; Os anjos; A obra dos seis dias; O homem, composto de alma e corpo; O homem, conhecimento e origens; O governo das coisas. Saiba mais!

 

A unidade do intelecto, contra os averroístas

 

A publicação “A unidade do intelecto, contra os averroístas” de Tomás de Aquino, datado em seu segundo período de ensino em Paris (1268-1272), apresenta uma análise crítica da linha de pensamento de Averróis sobre o intelecto. O filósofo Averróis se esforça em assegurar que o intelecto, chamado de possível por Aristóteles, é uma substância dotada de ser, independentemente do corpo, e não se une a este de modo nenhum como forma. Além do mais, este intelecto é um único para todos os homens. Saiba mais!

 

 

Introdução à filosofia de São Tomás de Aquino

 

 

A obra Iniciação à Filosofia de São Tomás de Aquino: Psicologia, Metafísica, é um chamado constante a destacar os princípios mais universais que estão no coração do pensamento tomasiano, a fim de mostrar sua fecundidade para a compreensão de um mundo no qual a ciência já apresentava uma imagem desconcertante. Saiba mais!

 

 

Princípios jurídicos e éticos em São Tomás de Aquino

 

Em “Princípios jurídicos e éticos em São Tomás de Aquino”, de autoria de Lino Rampazzo e Március Tadeu Maciel Nahur, o autor permeia o tradicional modelo de justiça e ética apresentados pela sociedade atual, e quebra alguns paradigmas ao tratar de temas de suma importância para a área jurídica: a justiça, o direito, a injustiça, a lei, a propriedade. Os autores realizam uma análise dos temas, sob à luz dos pensamentos do filósofo-teólogo São Tomás de Aquino. Saiba mais!

 

 

Paradigma teológico de São Tomás de Aquino

 

 

O livro “Paradigma teológico de Tomás de Aquino”, lançado pela PAULUS em parceria com a Escola Dominicana de Teologia, permite ao leitor participar de uma incrível experiência espiritual e intelectual: percorrer os meandros da Suma de Teologia, um dos escritos mais conhecidos desse santo e docente da doutrina cristã. Saiba mais!