Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino – vol I | Paulus Editora

Releases

09/12/2021

Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino – vol I

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino
Autor (a): São Tomás de Aquino
Coleção: Summa Theologiae
Acabamento: Brochura
Formato: 15,8 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 296
Área de interesse: Teologia

Obra apresenta um resumo com 119 questões da Suma Teológica de São Tomás de Aquino

Onde encontrar respostas para as dúvidas da vida? “Vá para Tomás”, Papa Pio XI (Studiorum Ducen 28).

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino Vol. I”, escrito pelo frade maltês Gerard M. Paris, O.P. (1893-1973), apresenta ao público um resumo e análises dos textos da Suma Teológica de São Tomás de Aquino. A presente obra foi traduzida para o português do original “Synopsis Totius Summae Theologicae S. Thomae”, por Frei João Alves Basílio, O.P. (1929-2018).

Esta publicação convida o leitor a conhecer os pensamentos e a vida de São Tomás de Aquino (1225-1274), grande teólogo e filósofo dominicano, que deixou para a Igreja, estudiosos e interessados pela doutrina cristã um imensurável legado de sabedoria e fé, conhecido por muitos como a Summa Theologica. A Suma Teológica por sua vez, composta por três partes com 614 questões, traz uma descrição completa e exaustiva dos principais pontos e ensinamentos da Igreja, que contempla uma diversidade de assuntos, desde a Criação do mundo às dúvidas sobre os acontecimentos do juízo final.  Para torná-la mais acessível aos leitores, optou-se pela sua publicação em três volumes, que serão apresentados no decorrer de seus lançamentos.

Para facilitar o entendimento da obra completa de São Tomás de Aquino, tida como uma obra densa e complexa, o professor de Teologia Gerard Maria Paris (em memória) elaborou um resumo da obra de São Tomás, uma sinopse que poderá ser utilizada por estudantes de teologia medieval e professores, religiosos, catequistas, leigos e demais interessados no tema. Neste volume está a primeira parte da Suma Teológica, com 119 questões, dividida nas seções: Natureza divina; Atividade divina; A criação; Os anjos; A obra dos seis dias; O homem, composto de alma e corpo; O homem, conhecimento e origens; O governo das coisas.

O organizador Gerard Maria explica na obra que, após estudos da divisão esquemática da Suma Teológica na forma de perguntas e respostas, o presente volume deseja reproduzir todas as questões levantadas por São Tomás, da forma como estão nos escritos originais, juntamente com respostas básicas de cada artigo, de uma forma clara, concisa e adequada aos leitores modernos, acrescentando notas explicativas quando necessário.

Ainda, segundo ele, o método é o seguinte: apresenta-se a pergunta e, em seguida, a resposta, seja ela afirmativa ou negativa, ou uma explicação para proporcionar maior clareza nas situações em que o artigo pode ter tanto uma resposta positiva como negativa. Desse modo, segue-se a resposta imediatamente após a enunciação respeitando o texto de Tomás de Aquino.  Este livro é o primeiro de três volumes, que serão publicados posteriormente – Vol 2: Prima secundae (“Primeira parte da segunda parte”, com 114 questões) e Secunda secundae ( “Segunda parte da segunda parte”, com 189 questões); e o Vol. 3: Tertia pars (“Terceira parte”, com 90 questões), Supplementum (“Suplemento”, com 99 questões) e Appendix (“Apêndice, com duas questões).

“Pretendemos proporcionar a religiosos e leigos a essência da Suma Teológica, de modo que esse trabalho imortal de São Tomás de Aquino atinja cada vez mais um público mais amplo, principalmente na atualidade, quando a verdade da religião se encontra tão obscurecida.” Pe. Gerard M. Paris, OP.

São Tomás de Aquino nasceu em 1225, em Roccasecca, que na época pertencia ao condado de Aquino, reino da Sicília. Após persistente oposição da família, que o queria monge beneditino em Monte Cassino, ingressa na Ordem dos Pregadores (Dominicanos), em 1244. Seguiu primeiro para Nápoles e, depois para Roma. Em 1425, foi enviado para estudar na Universidade de Paris. Em 1248, foi para Colônia com Alberto Magno, junto o qual continuou seus estudos de teologia e seu trabalho de como assistente, no recém-fundado studium generale dominicano. De 1252 a 1259, passa um período de estudos e um primeiro período de regência em Paris. Deixando Paris em 1272, participou, em 29 de setembro de 1273, do capítulo de sua província religiosa em Roma.  Algumas semanas depois, enquanto celebrava a Eucaristia, teve uma surpreendente transformação e, depois disso, deixou de escrever. Faleceu em Fossanova, em 07 de março de 1274.