Obras da PAULUS destacam o legado de São João Paulo II, cujo aniversário natalício é celebrado em 18 de maio | Paulus Editora

Notícias

05/05/2022

Obras da PAULUS destacam o legado de São João Paulo II, cujo aniversário natalício é celebrado em 18 de maio

Por Imprensa

Em 18 de maio, a Igreja Católica faz memória do aniversário natalício de São João Paulo II (1920-2005), missionário da paz e grande protagonista no cenário mundial. Entregue totalmente ao serviço da Igreja e ao povo de Deus, ele acreditava na mudança do mundo. Por onde andou, comunicou o Evangelho de Cristo, favoreceu a união entre os cristãos, o diálogo entre os povos e religiões e trabalhou muito pela construção da paz.

Karol Józef Wojtyla (nome de batismo) nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, pequena cidade a 50 quilômetros de Cracóvia, na Polônia. De acordo com sua biografia, sua família e infância foram marcadas por diversas lutas. Em 1939, por intervenção da Alemanha Nazista que invadiu a Polônia, muitas universidades foram fechadas, sendo assim, ao invés de estudar, o jovem Karol Wojtyla teve que trabalhar para sobreviver e evitar a deportação para a Alemanha.  Primeiro trabalhou em uma pedreira e, depois, em uma fábrica de produtos químicos Solvay.

Em 1942, sentindo a vocação para o ministério sacerdotal, frequentou os cursos de formação no Seminário maior clandestino de Cracóvia, sob a orientação do Arcebispo Adam Stefan Sapieha.

Após a guerra, Karol Wojtyla continuou seus estudos no Seminário maior de Cracóvia e na Faculdade de Teologia da Universidade Jagelônica, onde foi ordenado padre em 1º de novembro de 1946 e eleito pontífice em 16 de outubro de 1978. O Papa da paz foi conquistando o mundo com sua profunda espiritualidade e carisma.

Em 1964, foi nomeado Arcebispo de Cracóvia pelo Papa SãoPaulo VI e, após três anos, também foi nomeado Cardeal. Participou do Concílio Vaticano II, onde trouxe grandes contribuições com a elaboração da Constituição Gaudium et spes.

Durante o seu pontificado, São João Paulo II fez 104 viagens apostólicas pelo mundo.  Sabia falar 11 línguas, o que possibilitava dialogar com a Igreja em diversas partes do mundo. Em nome da paz e ecumenismo, ele dedicou-se inteiramente em construir pontes saudáveis entre as diferentes nações e religiões. Sua biografia relata que somente na Itália realizou 146 visitas pastorais; já como Bispo de Roma, visitou 317 paróquias romanas.São João Paulo II faleceu aos 84 anos de idade, no dia 2 de abril do ano de 2005, depois de quase 27 anos de pontificado – o terceiro mais longo da história da Igreja. Sua memória litúrgica é celebrada em 22 de outubro.

Por seu testemunho de vida e exemplo de amor a Cristo foi beatificado em 1º de maio de 2011 pela constatação de sua santidade. Para celebrar a memória de seu aniversário natalício, a PAULUS Editora selecionou alguns títulos que apresentam sua biografia, grande legado, traços de espiritualidade e principais ensinamentos para os cristãos do mundo inteiro. Confira!

João Paulo II – Santo Já

 

De acordo com a obra “João Paulo II – Santo Já”, não é fácil canonizar um pontífice contemporâneo, também devido à complexidade de sua história e às implicações de suas decisões. João Paulo II, por seu lado, teve vida múltipla e pontificado bastante longo. O que foi que levou a Igreja de Ratzinger e de Bergoglio a tomar tal decisão em tão curto tempo? Talvez esse tipo de decisão queira destacar que São João Paulo II foi um papa profundamente diverso de seus predecessores? Nesta publicação, Andrea Riccardi responde a essas questões e percorre as articulações e acontecimentos que conduziram à canonização de João Paulo II. Saiba mais.

 

João Paulo II – A biografia

 

O livro “João Paulo II – A biografia”, de autoria de Andrea Riccardi, professor que conheceu de perto o pontífice, é a primeira verdadeira biografia escrita em base científica e testemunhada de um papa ainda vivo nas lembranças e nos corações de muitas pessoas. A presente obra trata de diversos aspectos relacionados a São João Paulo II, como sua personalidade e história, a importância de cada uma das inúmeras pessoas com quem se relacionou a situação da política e da economia mundial ao longo do seu papado, as especulações – seria ele conservador ou progressista? –, entre outros. Saiba mais.

 

 

Divina Misericórdia – Ensinamentos de São João Paulo II

 

O livro “Divina Misericórdia – Ensinamentos de São João Paulo II”, lançado pela PAULUS Editora, deseja partilhar o pensamento de São João Paulo II a respeito de um Deus completamente rico em misericórdia. A obra faz parte da coleção “Ensinamentos”, uma série que reúne diversas instruções dos santos e santas da Igreja sobre os mais variados temas. Nesta publicação, além de belas imagens que auxiliam na reflexão do leitor, está contemplado o pensamento de um dos papas mais admiráveis da História da Igreja Católica: São João Paulo II. Saiba mais. 

 

Encíclicas de João Paulo II

 

Em seu pontificado, São João Paulo II teve algumas linhas mestras. Continuou com a permanente importância do Vaticano II à fidelidade global, à grande disciplina da Igreja, a causa e a liberdade religiosa no mundo e ainda permanece com toda garra nas viagens apostólicas. Entre todas as viagens e trabalhos, ainda teve tempo para escrever muitas encíclicas e documentos para o rebanho de Jesus Cristo. Esta obra compila grande parte de seus escritos, entre eles: Redemptor Hominis, Dives in Misericordia, Laborem Exercens, Sollicitudo Rei Socialis, Redemptoris Mater,  Redemptoris Missio, Centesimus Annus, Veritatis Splendor, Evangelium Vitae e Tu Unum Sinti. Saiba mais.