UM TEMPO NOVO | Paulus Editora

O Domingo
UM TEMPO NOVO

Para o povo da Bíblia, o tempo presente é um tempo imperfeito, que passará. Outro tempo, o tempo novo, vai chegar. O Evangelho da liturgia deste domingo aponta para isso. Em Jesus, o tempo novo chegou. Com ele, acontece aquilo que Deus quer: o tempo da boa notícia.

A cura da sogra de Pedro tem que ver com esse tempo novo. Ela é representação da comunidade, que precisa estar de pé, saudável, a serviço. O episódio é denso e significativo. O primeiro gesto é de aproximação. É assim que Deus faz: ele se aproxima de nós. Ele não é do tipo que olha as pessoas de longe. É como um médico bom, que, ao consultar o paciente, se interessa por ele. Chega perto, olha nos olhos. O ato de tocar, de segurar a mão, é de ternura e delicadeza! Jesus é afável com todos, especialmente com os mais vulneráveis. A cura passa pelo afeto.

Ao ser curada, a sogra de Pedro começa a servir. Aí incide a novidade do Reino: a diaconia, o serviço. A razão de ser da comunidade cristã é servir, e não ser servida. Foi isso o que o Mestre fez. É assim que o discípulo deve proceder. A autoridade de Jesus é o serviço.

Essa autoridade supõe alguém que a promova. Jesus é o autorizado do Pai. Se os escribas ensinam por conta própria, Jesus ensina porque o Pai o autorizou. Ele é o portador autorizado do Reino de Deus. Em sinal dessa autoridade, ele mostra que Deus está do lado dos sofredores do mundo. A ele acorrem todos.

As forças que não se dão bem com Deus se sentem ameaçadas com a chegada deste que é fiel. O seu ensinamento novo e com autoridade causará espanto. Esse espanto é a alegria de caminhar com Jesus, de tê-lo como única riqueza e sentido da vida. Se permanecermos com ele, as forças do mal não terão vez.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar