29 de maio – SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR | Paulus Editora

O Domingo
29 de maio – SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

Indicar a um amigo:





ESCUTAR PARA COMUNICAR

“Escutai!” Essa simples palavra, mas de significado profundo, é o tema escolhido pelo papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja celebra neste domingo da Ascensão do Senhor. Na sua mensagem para este dia, o papa evidencia a “escuta” como uma das atitudes fundamentais para boa comunicação.

De fato, todo diálogo e toda relação humana têm seu início e desenrolar com a escuta, que nasce da acolhida ao outro. Muitos conflitos nas relações humanas seriam evitados se a escuta fosse cultivada. Até para crescer profissionalmente como comunicadores é preciso reaprender a escutar, porque ouvir é fundamental para uma informação que deseja estar a serviço da verdade.

A escuta é também importante no caminho da evangelização. A Igreja existe para evangelizar, e evangelizar é comunicar. Para comunicar o Evangelho, porém, é necessário, primeiramente, “escutar” a voz de Jesus, a fim de poder anunciá-lo, e também escutar atentamente a voz do povo, a fim de conhecer seus anseios e consolá-lo – especialmente os mais sofridos, que clamam por amor, justiça e paz.

A escuta é igualmente essencial no caminho da Igreja que deseja crescer na sinodalidade. O sínodo, palavra que significa “caminhar juntos”, é sempre um processo de comunicação e de partilha que não pode ser eficaz sem a escuta. Somos convidados a crescer sempre mais nesta direção: na escuta uns dos outros, e todos, juntos, escutando o que diz o Espírito, para assim respondermos, de forma fecunda, aos desafios da evangelização hoje.

Pe. Valdir José de Castro, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar