26 de Novembro: Cristo Rei | Paulus Editora

O Domingo
26 de Novembro: Cristo Rei

CONSTRUINDO O REINO EM PARCERIA

“Sou feita de retalhos… Em cada encontro, em cada contato, vou ficando maior… Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade… que me tornam mais pessoa, mais humana, mais completa!” (Cora Coralina)

Na solenidade de Cristo Rei, celebramos o dia nacional do laicato. O Reino vai sendo construído durante nossa vida! Cada palavra do evangelho que meditamos e pomos em prática é um retalho acrescentado na construção do reino de Deus!

A pergunta que Maria fez ao anjo: “Como se fará isso?”, tantas vezes meditada ao longo deste Ano Mariano, faz acreditar que a construção do Reino não se faz sozinho, e sim como discípulos de Jesus, juntos, do lado dos que a sociedade torna invisíveis, colocando nosso pedaço de retalho.

O Doc. 105 da CNBB nos chama a ser “sal da terra e luz do mundo”. O capítulo II, núcleo central, mostra o leigo como sujeito eclesial que, a partir do batismo, assume seus direitos e deveres e se põe a serviço no seguimento de Jesus (n. 119); numa vivência comunitária da fé, inserido na sociedade, como profeta comprometido com a transformação da realidade à luz do evangelho (n. 146).

Somos convocados pelo papa Francisco a ser “Igreja em saída”, a evangelizar com ardor, dinamismo, ousadia, criatividade, coragem e alegria. Ir aonde a sociedade moderna exclui, deixando multidões sem comida, sem saúde, sem moradia, sem emprego…

O neoliberalismo traz de volta as formas mais desumanas e depredadoras da Casa Comum. A Laudato Si’ faz um apelo à “busca de um desenvolvimento sustentável e integral… colaborar na construção da nossa Casa Comum” (LS 13), para incluir os excluídos. Nas últimas décadas, tivemos conquistas importantes, mas não suficientes para garantir situações de vida mais dignas, com políticas sociais universalizadas.

Ao iniciarmos neste dia o Ano do Laicato, que nos chama a ser “ramos, sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade, vamos acreditar que, unindo os retalhos e integrando nossas ações em redes, estaremos construindo o reino de Deus!

Izalene Tiene

Missionária na Igreja da Amazônia


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar