21 de agosto – ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA | Paulus Editora

O Domingo
21 de agosto – ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

ALEGRIA DO ENCONTRO MATERNO

Como é importante perceber a necessidade do outro e se pôr à disposição! É o que acontece com Maria, que se dirige apressadamente à região montanhosa de Judá para auxiliar Isabel, grávida e necessitada de ajuda. Ambas as mulheres – simples, pobres e mutuamente solidárias – carregam dentro de si um filho. As duas reconhecem a ação de Deus na própria vida. Elas proporcionam também o encontro de duas crianças ainda no ventre: o Precursor e o Salvador.

No encontro entre essas duas mães, transborda grande alegria, que chega a ponto de contagiar os nascituros (“a criança pulou no seu ventre”). É encontro que revela a presença do divino nessas mulheres, abertas a acolher a ação do Senhor.

Isabel recebeu em casa não somente Maria, mas também o próprio Filho de Deus, Jesus. Impulsionada pelo Espírito Santo, ela acolhe a prima com muita alegria, por se tratar da mãe do seu Senhor, e a declara abençoada e feliz, porque acreditou na Palavra e acolheu com fé o chamado divino. Todos os que acreditam em Deus e confirmam seu sim a ele são felizes, bem-aventurados. A saudação de Isabel simboliza o louvor de todos os que acreditam e reconhecem em Maria a Mãe de Deus.

Por sua vez, Maria responde com belo hino, que exalta os pobres e rebaixa os poderosos e orgulhosos. Ela é bem-aventurada porque acolheu a ação de Deus na própria vida. O Senhor olha para todos os pequeninos e os engrandece. Cheia do Espírito e bendita entre as mulheres, Maria é fonte de paz, alegria e bênção divina por onde passa. Trata-se da paz e da alegria de quem acredita na Palavra de Deus e se põe a serviço dos planos divinos.

Felizes as famílias que têm mães solidárias entre si mediante a ajuda mútua! Felizes as comunidades que têm mulheres cheias do Espírito Santo, portadoras de vida e esperança! Mulheres benditas que acolhem a Palavra, transmitem fé e otimismo e acreditam num mundo melhor.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar