1º de janeiro: Maria, Mãe de Deus | Paulus Editora

O Domingo
1º de janeiro: Maria, Mãe de Deus

MARIA MEDITA SOBRE OS FATOS

Em 1º de janeiro a Igreja católica celebra, em todo o mundo, a MÃE DE DEUS. Esse título foi atribuído a Maria no Concílio de Éfeso, em 431. Por meio de Maria, graças ao seu sim, Deus nasceu entre nós.

Proclamada Mãe de Deus, Maria é também invocada como Mãe da Igreja evangelizadora. Sem ela, diznos o papa Francisco, “não podemos compreender cabalmente o espírito da nova evangelização”.

Sendo mãe de Jesus, todos podemos nos pôr sob a sua proteção materna. Ela sempre esteve presente na vida dos povos latino-americanos. Perfeita discípula e pedagoga da evangelização, ensina-nos a ser filhos e filhas em seu Filho e a realizar a vontade do Pai. Em nome de Maria, mãe de Deus e nossa, e sob a sua proteção iniciamos novo ano civil, desejando que ela nos acompanhe ao longo dos próximos 365 dias.

Maria contempla com admiração os mistérios que nela se realizam, é mulher atenta aos fatos – aos sinais dos tempos, no dizer do Vaticano II. Ela nos ensina a também abrir os olhos e contemplar a realidade na qual estamos imersos. Em meio a essa realidade, deixemos que o espírito profético nos conduza.

Neste dia da Mãe de Deus, rezemos a bela oração que o papa Francisco nos oferece na exortação apostólica A Alegria do Evangelho: “Virgem e mãe Maria, vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao eterno, ajudai-nos a dizer o nosso sim perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a boa-nova de Jesus.

Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João, o Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe. Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da cruz com uma fé inabalável e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora.

Mãe do evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém”.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar