17 de julho – 16º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
17 de julho – 16º DO TEMPO COMUM

A MELHOR PARTE

Marta recebe Jesus em sua casa. Ela e sua irmã Maria têm atitudes diferentes, que nos fazem pensar sobre como estamos atentos à presença de Jesus e sobre como valorizamos essa presença, dedicando-lhe tempo para ouvir sua Palavra.

O Mestre garante a Marta, e a nós, que uma só coisa é necessária: reconhecer a preciosidade de sua presença, pormo-nos a seus pés como discípulos, deixar que ele fale e seja luz em nosso caminho. Mais que transmitir um ensinamento, Jesus ensina doando a própria vida. Aprender com ele não é entrar em contato com simples doutrina ou teoria; é sobretudo conhecer sua pessoa e suas opções de vida, sua compaixão para com os sofredores, seu longo caminho de doação em favor dos que não têm vida digna.

É no caminho a Jerusalém, de fato, que Jesus se hospeda na casa de Marta e Maria. Dedica-lhes tempo, convive e espera delas a atenção, para que se realize um encontro que realmente transforme a vida e as relações, naquela sociedade em que as mulheres não tinham o direito de aprender com nenhum mestre. Pois Jesus é Mestre diferente, sem igual, e conta com as mulheres para realizar sua missão.

A história das duas irmãs mostra que, mais importante que fazer as coisas, é fazê-las segundo o ensinamento de Jesus. É justo e necessário o trabalho de Marta. Mas agitação e preocupação podem impedir a escuta da Palavra do Mestre, como na parábola do semeador, segundo a qual as preocupações sufocam a semente e esta não produz fruto (cf. Lc 8,14). Maria soube escolher a melhor parte, ficando bem aos pés de Jesus e ouvindo sua Palavra. Ela soube reconhecer que, atentos à Palavra de Jesus, nossa vida e nossas ações ganham novo significado.

Deixemo-nos transformar pelo Mestre, ouvindo e praticando sua Palavra, pondo-nos no mesmo caminho que o dele. Aos seus pés e ouvindo sua Palavra, encontraremos todo o necessário para que nossa vida ganhe sentido aqui e se torne plena no seio de Deus.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar