15 de janeiro: 2º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
15 de janeiro: 2º Domingo do Tempo Comum

OS PASSOS DO DISCERNIMENTO

O evangelho deste segundo domingo do tempo comum traz o testemunho de João Batista a respeito de Jesus. Começa dizendo que não o conhecia, depois o apresenta como o Cordeiro de Deus, mais à frente o reconhece como santificador, pois batiza com o Espírito Santo, e, por fim, o proclama Filho de Deus. João Batista vai progredindo por etapas no conhecimento de Jesus, o que provavelmente reflete a caminhada das primeiras comunidades cristãs em busca de uma experiência da presença do Senhor.

João apresenta Jesus como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, expressão rezada antes da comunhão, durante a missa. Cordeiro de Deus é imagem com muitas ressonâncias bíblicas, sendo uma das mais importantes a do cordeiro imolado por ocasião da libertação dos hebreus da escravidão no Egito. O sangue do cordeiro salvou o povo hebreu das garras do faraó. O sangue de Jesus, derramado na cruz, é sinal de libertação dos pecados da humanidade. Jesus é o novo cordeiro sacrificado no dia da Páscoa e na mesma hora dos sacrifícios dos cordeiros no templo. Ele é o sacrifício da nova aliança que dispensa o sangue dos sacrifícios de animais. Sua entrega faz parte de seu eterno plano de amor solidário aos que sofrem.

João viu o “Espírito descer sobre Jesus”, o ungido por excelência para a missão e a morada permanente de Deus. Sua vida e missão serão impulsionadas pelo Espírito que está nele e que, depois da ressurreição, é transmitido a cada um dos batizados e à comunidade para lembrar aos cristãos a prática do Mestre.

O testemunho culminante de João é o reconhecimento de que o Cordeiro é também Filho de Deus, gerado pelo Pai e nascido de Maria. Sua missão é transmitir à humanidade a vida divina para que as pessoas realizem o projeto de Deus.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

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