03 de julho – SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO | Paulus Editora

O Domingo
03 de julho – SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

IGREJA: COMUNIDADE QUE ACOLHE E RECONCILIA

O texto do Evangelho da solenidade de Pedro e Paulo propõe um questionamento fundamental aos seguidores de Jesus: quem é ele para nós? O diálogo de Jesus com a comunidade ocorre em território pagão e mostra que não basta a opinião do povo: os apóstolos necessitam dar o próprio testemunho a respeito do Mestre.

Nesse diálogo, Pedro, porta-voz do grupo, formula a profissão de fé em Jesus Messias, o Filho de Deus, o qual então lhe delega o compromisso de conduzir a comunidade na unidade e dar continuidade à missão por ele iniciada. Junto com a comunidade, Pedro assume a responsabilidade de abrir as portas para que as pessoas tenham acesso ao Reino de Deus, comunicando a todos o perdão e a reconciliação.

Ter as chaves é incumbir-se de continuar a obra de Jesus, favorecendo o avanço do Reino de Deus e protegendo-o contra o “poder do inferno”, isto é, contra tudo aquilo que lhe faz oposição.

Pedro e Paulo, juntos celebrados hoje, conduzem-nos ao mesmo objetivo: a proclamação do Reino de Deus, o Evangelho da salvação. Eles representam duas dimensões diferentes, mas complementares, da atividade apostólica. Por diferentes meios, ambos “congregaram a única família de Cristo e, unidos, recebem igual veneração”. Todos os cristãos somos convidados a ser missionários da justiça e da verdade do Evangelho, tornando a vida cada vez mais humana para todos.

A pergunta de Jesus continua a ecoar em nossos dias: Quem sou eu? Ele não espera uma resposta doutrinal, mas de compromisso e de adesão ao seu projeto. Não nos pede uma opinião, mas nos questiona sobre nossas atitudes, que transparecem principalmente no seguimento concreto de sua pessoa. Trata-se, portanto, de apelo a um “modo de vida cristão”. Pedro é proclamado feliz, porque sua resposta é revelação do Espírito de Deus. Seremos felizes à medida que nos deixarmos iluminar e conduzir pelo Pai celeste e nos comprometermos com o projeto de Jesus.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar