SEMEAR O REINO | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
SEMEAR O REINO

Indicar a um amigo:





Jesus veio à terra com a missão de inaugurar o Reino de seu Pai. Com gestos concretos, mostrou em que consistia esse Reino e como seus seguidores dariam continuidade à sua missão. Basta pensar nas tantas parábolas que Jesus contou, explicando a dinâmica do Reinado de Deus, como as duas parábolas hoje proclamadas.

Diante das dificuldades e resistências, as primeiras comunidades se recordavam dessas duas parábolas, que convidavam à esperança e animavam a continuar a caminhada, apesar dos fracassos, sofrimentos e incompreensões.

O Reino de Deus requer nossa esperança, requer a confiança em que, se semearmos, Deus agirá e fará a semente frutificar, sem que sequer saibamos como. Pois a semente divina tem em si o poder de se transformar e frutificar, independentemente de nossas capacidades ou limites, acertos ou fracassos. A seu tempo, no ritmo do Reino, a semente dará frutos.

Desafio para nós, portanto, é reconhecer o Reino no trabalho humano que semeia a esperança de frutos bons, é reconhecê-lo nos pequenos gestos de bondade. Pois o Reinado do Deus de Jesus não se manifesta por espetáculos e grandiosidade, não se mede por números, não se antecipa ou pode ser atrasado pela simples ação humana. O que importa é semeá-lo nos gestos que, mesmo pequenos, aos poucos vão ajudando a transformar as relações.

Como às primeiras comunidades, que por vezes desanimavam por não ver os frutos do mundo novo de justiça e fraternidade de que Jesus falava, o Evangelho de hoje nos anima à esperança. O Reino é conquista humana, sim: exige nossa perseverança para continuar a semear os valores do evangelho. Mas o Reino é também dom divino: Deus continua agindo com o seu amor, que é poder transformador. Nas pequenas sementes semeadas, nos pequenos gestos de bondade, ele continua a agir, fazendo acontecer desde já o Reinado do seu amor, onde todos encontrarão morada e participarão da alegria da colheita.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar