O DOMINGO: 90 ANOS | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
O DOMINGO: 90 ANOS

Indicar a um amigo:





Era o ano de 1932. Havia transcorrido um ano da chegada dos primeiros missionários italianos paulinos ao Brasil. Imediatamente iniciaram O Domingo Celebração da Palavra de Deus, guardando as características de La Domenica. Como a liturgia da época era fixa (em latim), o folheto limitava-se a ilustrar a Palavra de Deus com fatos da vida, anedotas, vidas de santos e gravuras, ajudando o celebrante a enriquecer a homilia. A parte catequética limitava-se a apresentar matérias que tornassem mais acessível o catecismo de Pio 10o.

A primavera trazida pelo Concílio Vaticano 2o (1962-1965) provocou grandes mudanças também na liturgia. Pe. Virgílio (1927-2016) nos contou em 1984: “Recebemos como herança um O Domingo Celebração da Palavra de Deus ainda a engatinhar pelas sendas da transformação, mas bem vivo e com muita vontade de crescer. Como primeiro gesto, trocamos o antigo cabeçalho. A seguir, modificamos a apresentação tipográfica; eliminamos a matéria anedótica em busca de maior respiro para a liturgia; elaboramos comentários, preces e atos penitenciais mais dinâmicos e engajados; começamos a apresentar dois breves artigos: o primeiro, ilustrando a mensagem bíblica do dia e servindo como ponto de partida para uma reflexão profunda; o segundo, de tipo catequético, explicando aos fiéis os valores mais preciosos da vida cristã”.

Outros periódicos equivalentes surgiram após o Vaticano 2o, mas, além da experiência do pioneirismo, O Domingo Celebração da Palavra de Deus continuou a distinguir-se com sua marca característica: caminhar com o Evangelho e com a Igreja, mantendo viva a chama da profecia, a serviço do povo de Deus de todo o Brasil.

Na atualidade – embora atingidos pelo prolongado impacto trazido pela pandemia –, com empenho e esperança, propomo-nos erradicar a cultura da indiferença, do descarte e do conflito, sugerindo caminhos para a construção de uma cultura do cuidado e do diálogo.

Neste trajeto de 90 anos, cabe-nos agradecer especialmente aos párocos de todo o Brasil que caminharam conosco. No horizonte vislumbramos novas pers­pectivas, saindo juntos e melhores da grande provação pela qual todos estamos passando. A caminho, rumo aos 100 anos!

Pe. Darci Luiz Marin, ssp
Coordenador dos periódicos da Paulus


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar