Dia 30 – 1°DOMINGO DO ADVENTO | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 30 – 1°DOMINGO DO ADVENTO

O TEMPO DA ESPERA

Iniciamos hoje um tempo novo: o Advento. Essa palavra quer dizer chegada, vinda. É um período do calendário litúrgico que nos prepara para a visita de alguém muito especial: Jesus. Ele vem para o meio de nós. Trata-se de visita muito desejada, querida. Portanto, é tempo de alegria. As promessas feitas por Deus estão para realizar-se. “O Senhor vem!”

É tempo de espera atenta. Saber esperar, porém, é uma arte. É possível que nem todo o mundo tenha paciência. Ou mesmo há quem fique a lamentar-se e deixe de sentir e aproveitar o aprendizado da espera. A felicidade consiste em ter motivo para esperar. Esperar com esperança. A visita vai chegar, mas não deixou claro o dia nem a hora da chegada. Será uma surpresa!

A surpresa é um incentivo para que tudo esteja pronto, arrumado, em ordem. A imagem mais reveladora deste tempo é uma mulher grávida. Toda a comunidade cristã está grávida e aguarda, feliz, o nascimento da alegria. É preciso arrumar a casa, preparar o enxoval. Vale sonhar, imaginar como será a face, o pezinho, os olhinhos, as mãozinhas, o primeiro sorriso, o choro, a voz, os primeiros passinhos. Tudo gira em torno de uma espera feliz. A espera exige atitude.

A comunidade cristã nasceu e vive sob o signo da esperança. O Advento é justamente marcado pela esperança que supera todo o pessimismo. Seu núcleo fundamental é a certeza de que o futuro será bom. Há um horizonte seguro sobre o qual podemos nos apoiar. Há uma esperança que não engana.

É, portanto, um convite a olhar para o futuro com a certeza de que Deus realiza maravilhas na vida de seu povo. Daí a necessidade de este mesmo povo reconhecer que só Deus é fonte de salvação e redenção. É convite para a vigilância que faça a comunidade evitar tudo o que maltrata e afasta o povo da realização da vontade do Senhor.

O tempo do Advento ensina que Deus vem continuamente ao encontro das pessoas e manifesta-lhes o seu amor. Aos cristãos cabe viver em permanente atitude de escuta e de acolhimento do dom da graça.

Esperemos o Senhor numa vigilância alegre. Esperemos como quem aguarda o amor que dá sentido à vida, que alegra o coração e faz os olhos brilhar de paixão. Vem, Senhor Jesus!


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar