25 de junho – 12º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
25 de junho – 12º DO TEMPO COMUM

CONFIANÇA EM DEUS

Em nosso dia a dia, buscamos palavras que nos motivem em nossa vida e missão, sobretudo quando, por causa de Cristo, encontramos oposição mesmo no círculo familiar. Assim, em momentos de desalento, fadiga ou perseguição, precisamos mais do que nunca de ânimo para podermos seguir em frente. Hoje, a Palavra que escutamos no Evangelho nos encoraja no caminho do seguimento de Jesus. Trata-se de um chamado para não temer os homens.

Diante de contrariedades e perseguições, os apóstolos só têm a Palavra – não a deles, mas a de Jesus, ou seja, de seu Evangelho. Essa Palavra constitui sua defesa, sua súplica, sua pregação e, sobretudo, sua identidade de fé. É uma questão de postura evangélica humilde e necessária para que o discípulo missionário, não obstante as dificuldades, anuncie a todos a face de Deus, revelada pelo Filho. A oposição não deve, de modo algum, impedir o testemunho de Cristo, dado por meio de atos e palavras.

Perante as perseguições, nós, discípulos de Cristo, somos às vezes tentados a calar-nos – por medo –, a ponto de alguns chegarem até a negar a fé. A perspectiva da morte provoca essas inversões, em vista da sobrevivência. Contudo, mais do que a sobrevivência, é a salvação do discípulo que está em jogo. Em seu chamado à perseverança, Jesus nos mostra quanto cada um de nós conta aos olhos do Pai, pelo qual nunca somos abandonados: “Não tenham medo!” (v. 26). Se a palavra dos apóstolos é preciosa para o anúncio do Evangelho, quanto mais sua salvação aos olhos de Deus!

A fidelidade a Deus é medida pela fé em Cristo mesmo nas provações. Em última análise, Cristo é o único defensor e mediador diante das diversas instâncias que podem querer impedir o testemunho de seus discípulos. Por isso, somos chamados à perseverança e à confiança em Jesus e no Pai mesmo em meio às perseguições, pois ao nosso lado está Deus, o Senhor da vida, o único a quem nos cabe reverencialmente temer.

Christian Dino Batsi, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar