O Domingo – Palavra
20 de maio: Pentecostes

Indicar a um amigo:





OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo constitui a alma, a linfa vital da Igreja e de cada cristão: é o Amor de Deus que faz do nosso coração a sua morada e entra em comunhão com cada um de nós.

O próprio Espírito é “o dom de Deus” por excelência (cf. Jo 4,10), um presente de Deus e, por sua vez, transmite vários dons a quantos o acolhem. A Igreja identifica sete, número que simbolicamente significa plenitude, totalidade. Os dons do Espírito Santo são os seguintes: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

SABEDORIA – não se trata simplesmente da sabedoria humana, que é fruto do conhecimento e da experiência. A sabedoria é aquilo que o Espírito Santo realiza em nós, a fim de vermos todas as realidades com os olhos de Deus. Este é o dom da sabedoria.

ENTENDIMENTO – não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual. Ao contrário, é uma graça que só o Espírito Santo pode infundir e que suscita no cristão a capacidade de ir além do aspecto externo da realidade e perscrutar as profundidades do pensamento de Deus e do seu desígnio de salvação.

CONSELHO – é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu evangelho.

FORTALEZA – em todos os dias da vida cotidiana devemos ser fortes, precisamos desta fortaleza, para fazer avançar a nossa vida, a nossa família, a nossa fé.

CIÊNCIA – a ciência que deriva do Espírito Santo não se limita ao conhecimento humano: trata-se de um dom especial, que nos leva a entender, através da criação, a grandeza e o amor de Deus e a sua profunda relação com cada criatura.

PIEDADE – indica a nossa pertença a Deus e o nosso vínculo profundo com ele, um elo que dá sentido a toda a nossa vida e que nos mantém firmes, em comunhão com ele, até nos momentos mais difíceis e atormentados.

TEMOR DE DEUS – não significa ter medo de Deus, ao contrário: o temor de Deus é o dom do Espírito que nos recorda como somos pequenos diante de Deus e do seu amor, e que o nosso bem está no nosso abandono com humildade, respeito e confiança nas suas mãos.

(Texto do papa Francisco, proveniente do ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo, 2014.)

Papa Francisco


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar