2 de março – 8º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
2 de março – 8º DOMINGO DO TEMPO COMUM

QUE OLHAR CULTIVAMOS?

O Evangelho de hoje (Lc 6,39-45) trata de uma realidade presente também em nossa sociedade: a atitude de considerar-se superior ou melhor do que os outros. Dessa disposição surgem os antagonismos, as divisões, a linguagem agressiva, as polarizações e os discursos de ódio, tão presentes nas redes digitais. Trata-se de comportamento de quem se sente plenamente apto a julgar os demais, sem qualquer filtro de humildade e mansidão. Sem nenhum constrangimento, fala-se mal do próximo e escondem-se os próprios defeitos.

Diante desse quadro, que também retrata nosso ambiente vital, o Evangelho nos convida a purificar o olhar (v. 41). Não poucos se queixam do que não funciona na Igreja e na sociedade, em geral sem se comprometerem. Olhar assim é um olhar cego, e quem o possui não tem como ser guia dos outros (cf. v. 39).

O percurso de purificação do olhar se inicia quando temos a coragem de sondar dentro de nós próprios e lá verificar quais são nossos defeitos. Só depois disso, com humildade, podemos olhar para os outros – como faz Jesus, que vê primeiro o bem nas pessoas. Nosso desafio é aprender com Jesus e, a seu exemplo, ter um olhar de cuidado e compaixão.

Depois do olhar, vem o falar: “a boca fala daquilo que o coração está cheio” (v. 45). Nosso modo de falar manifesta o que está em nosso coração. As palavras têm o peso de abençoar ou de agredir e destruir – sobretudo neste nosso tempo, potencializadas pelas redes digitais. No trato com o próximo, costumamos usar palavras de respeito e de compaixão ou palavras propagadoras de veneno destrutivo?

A sociedade nova, anunciada por Jesus e assumida pelos que desejam segui-lo, não pode ser de julgamento e condenação, mas sim de acolhida e perdão. O rigor com que costumamos julgar os outros (cisco) mostra que continuamos a desconhecer nossa própria fragilidade e condição de pecadores (trave) diante de Deus. A construção de uma cultura do diálogo e do perdão continua a ser nosso desafio!

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar